8ª edição do Festival Arrfaban Norte começa neste sábado, em Boa Vista

Evento contará com um concurso de fanfarras e bandas escolares, além de oficinas de percussão rudimentar, sopro e regência. – Fotos: Divulgação

O Festival Arrfaban Norte, um evento que celebra a música e a inclusão, promete ser um marco na cultura de Roraima. Com início neste sábado, 1º, no Parque Anauá, o festival reunirá bandas e fanfarras de diversos estados da região Norte do Brasil, além de oferecer oficinas gratuitas para crianças, adolescentes e jovens.

Organizado pelo Instituto Roraimense de Desenvolvimento Educacional, Social e Cultural (IRDESC), o evento contará com um concurso de fanfarras e bandas escolares, além de oficinas de percussão rudimentar, sopro e regência. Esta edição do festival destaca a diversidade, envolvendo imigrantes, ribeirinhos, negros, mulheres, LGBTQIAAPN+, moradores da periferia e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Com a expectativa de atrair cerca de 5 mil pessoas, o festival terá a participação de 25 bandas e fanfarras, incluindo grupos de Roraima e de estados vizinhos, como Amazonas, Pará, Rondônia, Acre e Amapá. O evento é patrocinado pelo edital Rouanet Norte, com apoio do Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Correios e Caixa Econômica Federal, garantindo que todas as atividades sejam gratuitas.

“Nosso objetivo é aprimorar a capacidade técnica e musical dos grupos de fanfarras e bandas, promovendo um intercâmbio cultural significativo”, afirma Magdiel Lopes, presidente do IRDESC. O festival não apenas celebra a música, mas também atua como um agente de transformação social, proporcionando experiências ricas em diversos ritmos, como música popular, regional, indígena, afro e clássica.

Jacildo Bezerra

Veja também

Topo