Pacaraima recebe mutirão para emissão de carteiras de identidade

Atendimento será de 7 a 11 de março e pretende emitir, em média, 100 carteiras de identidade por dia. – Fotos: Ascom/PCRR

Em mais uma ação de cidadania, o Governo de Roraima vai atender os moradores do município de Pacaraima com o serviço de emissão de RG (Registro Geral). A ação coordenada pela Polícia Civil, por meio do IIOC (Instituto de Identificação Odílio Cruz), acontece de 7 a 11 de março e pretende emitir, em média, 100 carteiras de identidade por dia, na Delegacia do município.

De acordo com o delegado geral, Eduardo Wayner, a procura pelo documento nos municípios tem aumentado bastante e, por isso, o governador Antonio Denarium determinou a descentralização do atendimento à população por meio do programa “Seu RG na Mão”, lançado em 2021.

“Facilitar o atendimento, agilizar a liberação do documento é mais que importante para o exercício da cidadania. É a meta principal do governo”, destacou o delegado geral Wayner.

O diretor do Instituto de Identificação, Hênio Stanio Andrade, disse que o mutirão visa atender as demandas da população do município fronteiriço, feitas ao governador.

“Efetuamos o planejamento estratégico e montamos uma equipe que fará o atendimento na data já definida, tanto pela manhã, quanto pela tarde. Importante ao cidadão daquele município e adjacências, que precisa do documento, ficar atento, para que consiga participar e ser atendido”, disse.

Para o governador, facilitar o acesso ao documento é de extrema importância para levar mais comodidade ao cidadão.

“Estamos trabalhando para levar infraestrutura e serviços ao cidadão, desburocratizando os processos para facilitar a vida das pessoas, que agora não vão precisar se deslocar para outra cidade para ter um documento que é um direito básico de todos”, finalizou Denarium.

Documentos

Seja nas ações itinerantes ou na sede do IIOC e nos postos avançados, somente a primeira via da Carteira de Identidade é gratuita. Os documentos necessários para solicitar o documento são: Certidão de Nascimento original e a cópia para quem é solteiro ou de casamento (original e cópia), aos casados. Além disso, deve-se apresentar também o comprovante de residência. Não é necessário levar fotografia.

Para emissão da segunda via, o cidadão deve acessar o site da Sefaz: www.sefaz.rr.gov.br, clicar no banner escrito “Dare Avulso” e preencher seus dados, inserir o código da Receita 8095 – Segurança Pública, depois selecione Cédula de Identidade Segunda via e confirmar.

O valor da taxa é de R$ 54,93. Com o boleto pago, o cidadão deve apresentar o comprovante juntamente com os documentos citados acima, no momento em que for solicitar a segunda via.

Sandra Lima

 

Veja também

Topo