O Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Saúde, tem fortalecido ações voltadas às servidoras públicas, com oferta de consultas médicas e foco na promoção e atenção integral à saúde. Ao todo, 328 servidoras já foram atendidas no Centro de Referência da Saúde da Mulher Maria Luíza Castro Perin.
Os serviços ofertados incluem consultas ambulatoriais de ginecologia geral, mastologia geral, nutrição e psicologia, que iniciam a partir das 18 horas, sendo um consultório permanente com atendimento semanal de segunda a quinta-feira.
Além disso, o Centro oferece coleta de preventivo/exame Papanicolau, pela equipe de enfermagem que realiza o agendamento, serviços de fisioterapia geral e fisioterapia em uroginecologia.
As servidoras não precisam de encaminhamento para agendar consultas médicas, basta apresentar um documento que a identifique como servidora estadual, podendo ser um crachá, uma declaração da unidade ou um contracheque.
E com os documentos em mãos, incluindo o cartão do SUS, RG, CPF e comprovante de residência, ela pode se dirigir ao SAME, na entrada da Unidade, para abrir o prontuário.
A diretora da unidade, Dra. Marília Pinto, destaca que as mulheres que passam pelo ambulatório de mastologia também podem ser atendidas com exames de mamografia, ou ultrassom ou biópsia, dependendo da solicitação pela médica especialista.
“Conforme a avaliação das servidoras, se for necessário podem realizar na própria unidade os exames necessários, além disso, elas contam com a consulta com a nutricionista, psicóloga que proporciona às servidoras a oportunidade de saber mais sobre como manter uma alimentação saudável e melhorar a qualidade de vida”, pontuou.
É importante reforçar que o prontuário pode ser feito durante o dia, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, ou se a servidora preferir pode ainda na quarta-feira à noite, a partir das 18h, mas somente neste dia à noite.