Samu Boa Vista ganha nova base descentralizada na zona oeste da Capital

A nova unidade está instalada anexa ao CPCOM no bairro Jardim Tropical. – Fotos: Fernando Teixeira

A prefeitura entregou na tarde desta quarta-feira, 9, a nova Base Descentralizada do Samu Boa Vista. A sede, que antes funcionava anexa à UBS Olenka Macellaro no bairro Caimbé, agora está em um prédio ao lado do Centro de Prevenção do Câncer de Colo e Mama (Cpcom), no bairro Jardim Tropical.

A nova base conta com uma estrutura melhor e apropriada para que as equipes possam estar confortavelmente alojadas enquanto estão no aguardo do próximo acionamento. O novo prédio foi construído com recursos próprios do município, conforme preconizado no Ministério da Saúde e tem capacidade para comportar duas equipes de suporte básico de vida: Técnico de enfermagem e condutor socorrista.

O secretário municipal de Saúde, Cláudio Galvão afirmou que a nova base foi pensada estrategicamente para que os atendimentos ocorram de forma mais célere naquela região, que tem maior número de demandas em acionamentos. Além disso, destacou a importância do trabalho desempenhado pelas equipes do Samu.

“Agradecemos a gestão que tem priorizado investimentos nos serviços de saúde da capital, buscando sempre melhorar os serviços do SAMU, com a proposta de ampliar e renovar em 100% a frota ainda esse ano, continuar a entrega dos uniformes, como vem sendo feito e promover mais capacitação para as equipes. Esse é o papel da nossa gestão, valorizar o servidor e proporcionar conforto e segurança em seu local de trabalho. Quero aproveitar e parabenizar pelo empenho e dedicação de todos”, disse o secretário.

Implantado em 2008 em Boa Vista, o Samu possui hoje uma nova sede administrativa, que funciona no bairro São Vicente, que comporta mais uma Base descentralizada, mais ampla e adequada as condições de trabalho dos servidores e outra no bairro Caranã, anexa a UBS Mariano de Andrade. O diretor Luciano Coutinho, também destacou a importância do novo prédio.

“É uma Base descentralizada em um local estratégico da cidade que vai possibilitar diminuir o tempo de deslocamento até o local da ocorrência. Isso é fundamental, pois impacta diretamente na qualidade assistencial do Samu em Boa Vista. Um local e ambiente no padrão nacional, com garagem, e conforto para atender as equipes, no aguardo dos acionamentos. Agradecemos a gestão pelas melhorias já alcançadas”, ressaltou.

Efetivo

Hoje, o Samu-BV conta com uma equipe de 65 socorristas, além do pessoal administrativo e quatro ambulâncias, sendo três de suporte básico de vida e uma de suporte avançado.

Atendimentos

Em 2021, foram registrados 8.224 atendimentos, sendo 2.237 acidentes de trânsito, situações que necessitam de agilidade no socorro às vítimas. Este ano, de janeiro até o momento já foram 724 atendimentos as demandas de urgência e emergência, tendo a região oeste com maior número de acionamentos, o que fundamenta a localização da nova Base.

Jamile Carvalho

 

Veja também

Topo