Mais de 450 professores da Educação Básica Estadual, participam nesta quinta (10) e sexta feira (11), de um seminário com o foco na atuação pedagógica e implementação do Documento Curricular de Roraima. O Encontro Regional de Implementação do DCRR teve início na manhã de hoje no auditório do Palácio da Cultura Nenê Macaggi, com a presença do governador Antonio Denarium.
O Documento Curricular de Roraima para o Ensino Fundamental define quais são os conteúdos essenciais a serem trabalhados nas escolas públicas e particulares de ensino fundamental que garantem o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes.
A capacitação que é fruto de ação integrada entre Governo do Estado por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação) e Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) é voltada aos professores da etapa Ensino Fundamental.
“Este trabalho de implementação dos currículos estaduais ocorre em todo o Brasil e Roraima segue a política. É um pacto interfederativo, em regime de colaboração. Roraima tem a adesão de 14 municípios e do Estado. Temos um documento único, elaborado seguindo as diretrizes da BNCC [Base Nacional Comum Curricular], que dará equidade no processo educativo”, enfatizou o governador Antonio Denarium.
O seminário será realizado na capital e nos municípios do interior e a previsão é capacitar até o final 3 mil professores. As próximas formações estão previstas para ocorrer nos municípios de Uiramutã, Cantá e Bonfim.
A secretária de Educação, Leila Perussolo, explicou que a intenção da formação é fazer com que o professor conheça o DCRR, para que possa alinhar seu planejamento e renovar suas as práticas pedagógicas em sala de aula.
“Estamos dando continuidade às ações do programa de formação continuada para os professores da rede estadual e neste momento especificadamente, no que diz respeito ao Documento Curricular do Estado. Esse documento é o currículo normativo que está chegando nas nossas escolas. Os nossos professores e equipes técnicas, além de repensar a prática escolar hoje e os componentes curriculares, precisam também trabalhar a recomposição das aprendizagens pós-pandemia”, frisou.
O evento segue na parte da tarde desta quinta-feira no Palácio da Cultura Nenê Macaggi e na sexta-feira, 11, durante todo o dia, em duas escolas da capital: Monteiro Lobato, no Centro, e no Colégio Estadual Militarizado Luiz Rittler Brito de Lucena, no bairro Nova Cidade.
Simone Batista, coordenadora estadual do Pro-BNCC, ressaltou que nas escolas, os professores terão a parte prática da formação e participarão de atividades que abordarão temas como planejamento, processos de avaliação da aprendizagem, entre outros.
“Esta fase do seminário terá a atenção voltada para a parte prática, nos fundamentos pedagógicos, nas concepções no novo currículo e na elaboração do plano de aula alinhado ao DCRR e à BNCC”, destacou.
Maria Fernanda Azevedo