Com o foco na construção de estratégias de gestão para garantir o desenvolvimento econômico dos Estados brasileiros, representantes do Amapá, Alagoas, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Paraná e Roraima, participam do 84º Fórum do CONSEPLAN (Conselho Nacional de Secretários de Estado do Planejamento), que pela primeira vez é sediado em Roraima. A cerimônia de abertura foi realizada na tarde desta quinta-feira,10, no Salão Nobre Augusto Cardoso, no Palácio Senador Hélio Campos.
O Fórum que tem o intuito de discutir melhorias para gestão pública, com base no controle financeiro e orçamentário e nos impactos para o crescimento saudável do país é realizado trimestralmente em diferentes regiões, com a última edição ocorrida no Paraná.
Em Roraima, os dois dias de programação incluem várias atividades, entre palestras, debates, apresentação de índices relacionados aos gastos e investimentos públicos e por fim, a troca de experiências com a avaliação de estratégias exitosas em cada Estado que possam ser aproveitadas ou adaptadas para diferentes cenários em outras localidades.
O governador Antonio Denarium destacou que o trabalho de fazer o planejamento para os próximos 10 anos tem despertado o interesse de muitos investidores. E para que as metas sejam alcançadas, tem trabalhado com responsabilidade.
“Esse é um momento muito importante para o nosso Estado pois serão tratados vários assuntos de Roraima e do Brasil. Quero agradecer a participação de todos os secretários que vieram aqui para participar e ouvir um pouco da nossa estratégia de trabalho. Temos vários projetos em andamento e o planejamento é fundamental para o crescimento e desenvolvimento equilibrado no futuro e é isso que vamos debater nesses dois dias, mostrando mais uma vez o que Roraima tem feito para receber investidores de todo o Brasil, ou seja, comprovar que Roraima é uma terra de oportunidades”, esclareceu o governador.
De acordo com o secretário estadual de planejamento, Diego Prandino, é muito relevante ser sede do evento por ser um momento que coroa a firmeza e austeridade do Governo do Estado com a destinação dos recursos públicos.
“Roraima está entre os líderes na geração de empregos formais, crescimento na exportação com o dobro do esperado em 2018, o que colocou Roraima no cenário nacional de forma positiva pelo controle do orçamento público e financeiro, além de outras áreas também. E termos essa reunião com a presença dos secretários de planejamento proporciona uma intensa troca de experiência, ou seja, é um momento muito produtivo”, esclareceu.
Criado em 2006, durante a realização do 28º Fórum Nacional de Secretários do Planejamento, o encontro constitui uma associação civil sem fins lucrativos com sede e foro em Brasília-DF, com a proposta de aturar como um órgão permanente de coordenação e articulação dos interesses das secretarias do planejamento dos estados e do Distrito Federal, participar da formulação e implantação das políticas nacionais do planejamento público e propor políticas públicas no âmbito de atuação dos governos federal, estaduais e municipais e do distrito federal.
“É uma alegria ver que Roraima chegou a um status bem conceituado em nível nacional, como um Estado bom para investimentos, com o controle das contas públicas. E é com o objetivo de saber mais sobre as medidas que elevaram o conceito de Roraima e sobre as experiências de outros Estados brasileiros com esse mesmo êxito, que estamos reunidos aqui. Sem esquecer que tornar um lugar melhor para viver é levar em conta não só as riquezas mas o papel da família”, complementou Waldemar Bernardo Jorge, Presidente do Conselho Nacional e Secretário de Planejamento e Projetos Estruturantes do Paraná.
Demonstração da cultura indígena é destaque no primeiro dia do evento
As apresentações indígenas abrilhantaram o primeiro dia de encontro.
O momento de defumação Maroai, um ritual de purificação do ambiente realizado pela pajé Vanda Macuxi, da etnia Wapixana, encantou os participantes. Em seguida, o grupo indígena Kapói, também da etnia Wapixana, fez a apresentação da dança Parixara, tradicional entre as comunidades indígenas.
E outro ponto alto da programação cultural foi a apresentação da Orquestra de Câmara Indígena Sem Fronteiras, das etnias Taurepang e Kamarakoto juntamente com o coral Vozes Indígenas Infantil e Juvenil Sem Fronteiras, com a canção inédita Serena, que em português significa “Canta “. E para finalizar com chave de ouro foi oferecida degustação de Damorida, comida típica indígena e exposição de artesanato indígena.
“Foi uma alegria mostrar um pouquinho da cultura da nossa gente e mostrar que os investimentos também têm sido feitos nas áreas indígenas, garantindo a estrutura para todas as comunidades produzirem e poder registrar a alegria dos nossos irmãos indígenas”, finalizou o governador.
Debates continuam nesta sexta-feira pela manhã e tarde
A programação seguirá nesta sexta-feira, dia 11, das 8h às 12h e das 14h às 17h30 com vários expositores. Entre os temas debatidos, “Políticas públicas familiares e desenvolvimento econômico social”, com a secretária Nacional da Família, Ângela Vidal Gondra da Silva Martins; “A experiência da avaliação de subsídios da União do Conselho de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas (CMAP)”, com o subsecretário de Avaliação dos Subsídios da união do Ministério da Economia, Nelson Leitão Paes; “Restrições e condutas vedadas para a gestão em período eleitoral”, com o advogado, professor e controlador geral de São Paulo, Daniel Falcão e “Sustentabilidade: desafios e oportunidades de uma agenda para transformação nacional”, com o chefe do Departamento de Meio Ambiente do BNDES, Nabil Kadri.
Lidiane Oliveira
Os dois dias de programação incluem várias atividades, entre palestras, debates, apresentação de índices relacionados aos gastos e investimentos públicos.- Fotos: Ayla Grandez / Fernando Oliveira