Os moradores do município de Uiramutã, ao Norte do Estado, contam com mais dois novos poços artesianos e mais 1 mil metros de rede de distribuição de água.
Os novos poços foram ativados na segunda-feira, dia 14, um com vazão de 6.000 litros/hora e outro com 19.000 litros/hora e vão somar ao sistema de abastecimento da localidade, totalizando seis poços, que vão beneficiar os moradores de 150 residências.
“Estamos avançando em todo o Estado com obras de saneamento básico e de rede de distribuição de água, além das perfurações de poços artesianos. Isso é compromisso com o bem-estar e a saúde da população, que passam a contar com serviços de qualidade”, enfatizou o governador Antonio Denarium.
Ainda em 2022, será instalado na localidade, um filtro russo com capacidade para tratamento de 50 mil litros/hora de água para expandir a capacidade de tratamento, também será construída uma nova sede administrativa.
Em Uiramutã também será construída a casa de máquinas, e será feita a reforma do reservatório apoiado do bairro Venezuela e a construção de um reservatório elevado de 20 mil litros, para melhorar o abastecimento de água na região.
“A água potável é uma necessidade básica e indispensável, por isso, é prioridade do Governo do Estado. Já viabilizamos recursos para atender todos os municípios de Roraima por meio do Programa Água para Todos e até o final do ano as melhorias serão executadas”, explicou o presidente da Caer, James Serrador.
Investimento
Em 2021, o governo investiu em melhorias, com a perfuração de dois poços artesianos no município e a construção de 2.000 mil metros de extensão de rede. Além disso, foram revitalizados 60 mm de rede de água e instalado cloradores novos em todos os poços.
Em 2018, Uiramutã contava apenas com dois poços artesianos e uma barragem sem tratamento de água.
Neuzelir Moreira