Rede de Ouvidorias aproxima Governo de Roraima da população

A Rede Estadual de Ouvidorias registrou, até agora, cerca de 5.290 manifestações junto aos núcleos. – Fotos: Dhiego Guevara

Com o propósito de avaliar as medidas adotadas em Roraima e definir estratégias de fortalecimento do trabalho, ouvidores que integram a Rede Estadual de Ouvidorias participaram de um encontro, nesta quarta-feira, 16, em homenagem ao Dia do Ouvidor, em parceria com a CGU (Controladoria Geral da União) e a DPE-RR (Defensoria Pública do Estado de Roraima).

Participaram do encontro o Superintendente da CGU em Roraima, Alessandre Pinagé, o Defensor Público Geral do Estado, Stélio Dener, a Ouvidora Geral do Estado, Kátia Marreiro, e os ouvidores que integram a Rede Estadual.

Ouvidora Geral do Estado, Kátia Marreiro.

A programação incluiu a palestra “Saúde Mental no mundo pós pandemia”, com o psicólogo Wagner Costa, e debate sobre a atuação do ouvidor e temas pertinentes às ações realizadas até agora, dificuldades que precisam ser vencidas e as metas para ampliar a cobertura futuramente, com mediação pelo ouvidor William Souza.

“Desde o primeiro dia do nosso governo temos trabalhado com foco na transparência porque o nosso objetivo não é esconder os problemas, mas sim identificá-los e buscar uma solução, e para isso, queremos saber qual é a opinião das pessoas porque é o cidadão que sabe exatamente se o serviço está bom ou não, é ele que recebe o atendimento lá na ponta, então, através da Ouvidoria, conseguimos filtrar as reclamações e sugestões e saber de fato o que a pessoa achou do atendimento prestado”, esclareceu o governador Antonio Denarium.

Para aproximar ainda mais a gestão do Governo com a população, foi criada em 2019 a Rede Estadual de Ouvidorias, uma estratégia de integração das ações realizadas na administração direta e indireta, para garantir que iniciativas adotadas de forma individualizada pudessem ser colocadas em prática de forma conjunta, garantindo o fortalecimento do trabalho e maior rapidez no atendimento prestado ao usuário. Nessa quarta-feira, dia 16, Dia Nacional do Ouvidor, o destaque é para os resultados positivos que o trabalho em conjunto tem proporcionado à população.

“Este ano, queremos avançar ainda mais, com a inclusão de mais instituições. Nossa proposta é reforçar o diálogo com novos gestores para garantir a implantação da Ouvidoria também na Secretaria das Cidades e em outras unidades setoriais como Polícia Civil e Casa Militar, onde ainda não há o serviço. Temos tido o apoio do Governo do Estado que está sempre de portas abertas para ouvir as demandas e ajudar a sanar as necessidades, e, assim, atender a preocupação do governo em ter esse canal de comunicação com o usuário”, ressaltou a Ouvidora Geral do Estado, Katia Marreiro.

5 mil atendimentos

Graças ao trabalho de divulgação entre as equipes e o envolvimento das instituições e entidades que integram a Rede Estadual de Ouvidorias, foram registrados, até agora, cerca de 5.290 manifestações junto aos núcleos que integram a Rede, sendo 2.073 atendimentos em 2019, 1.806 registros em 2020 e 1.411 no ano passado. Os contatos referem-se a denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios.

Plataforma FALA.BR

Superintendente da CGU em Roraima, Alessandre Pinagé

Por meio da Plataforma Fala.BR, o Estado de Roraima tem reforçado o trabalho integrado com o Governo Federal, quando passou a integrar a Rede Nacional de Ouvidorias.

“Os gestores precisam estar atentos para a importância da Ouvidoria, e é muito importante Roraima fazer parte da rede nacional, coordenada pela Controladoria Geral da União, pois demonstra o interesse do gestor em ouvir os anseios da população”, enfatizou o Superintendente da CGU em Roraima, Alessandre Pinagé.

Cidadão pode ter acesso à Ouvidoria de forma rápida e sem burocracia

Para acessar os núcleos que integram a Rede Estadual de Ouvidorias a pessoa que deseja fazer alguma reclamação, sugestão ou pedido pode acessar os canais de comunicação de casa mesmo, por meio do site www.ouvidoria.rr.gov.br, o email: faleconosco@ouvidoria.rr.gov.br, ou ainda o telefone (95) 4009-4250. Se precisar de atendimento presencial é só se dirigir até a sede localizada na Avenida Ville Roy, 5504, Centro.

Com foco em garantir que a população tenha como opinar e seja ouvida, a Rede Estadual de Ouvidorias tem buscado manter a ampliação contínua do número de instituições integrantes.

“E, graças ao empenho do nosso governador, temos conseguido estruturar a rede e implantar a Ouvidoria em unidades que não contavam com o serviço. O nosso objetivo é ampliar cada vez mais a rede e fortalecer o atendimento ao usuário, para garantir que a população receba a atenção que merece durante o atendimento”, reforçou a Ouvidora Geral.

Lidiane Oliveira

 

 

Veja também

Topo