Em Roraima, as mulheres militares têm se destacado. Com a valorização do Governo do Estado, elas estão assumindo postos de comando, seja na Polícia Militar ou no Corpo de Bombeiros. Hoje, pela primeira vez na história, uma policial militar assumiu o subcomando da PMRR.
A coronel Valdeane Alves assumiu o posto no dia 15 de março, após nomeação do governador Antonio Denarium. Ela foi a primeira mulher coronel policial militar do Estado, abrindo o caminho para outras mulheres militares.
“Na minha gestão, o Governo tem valorizado a força feminina, em todas as frentes, e, de forma inédita, as militares. Somos um governo que busca a igualdade”, enfatizou o governador Antonio Denarium.
A subcomandante da PMRR, cel Valdeane considera que esse é um grande momento para as mulheres policiais militares. “É um grande momento para as mulheres dentro da instituição. Uma Polícia que tão recentemente tem nas suas fileiras a presença feminina, começando nos anos 2000. Ou seja, estamos mais presentes há apenas 22 anos”, ressaltou.
Para ela, nesses 22 anos, as policiais têm conquistado muitos espaços com muito trabalho e profissionalismo, ao quebrar barreiras e demonstrar resistência dentro da Corporação com muito sangue e suor.
“Estou muito feliz, realizada e emocionada porque é um momento histórico e fico feliz em representar não só as policiais femininas, mas todas as trabalhadoras que sabem as dificuldades de estarem no mercado de trabalho”, pontuou a coronel Valdeane.
Outra mulher que assumiu posto de comando de tropa na PMRR, foi a capitã Camila Thomé de Oliveira, que passou a comandar o 1° Batalhão, que atende toda a zona Leste da Capital.
O comandante Geral da PMRR, coronel Francisco Xavier, agradeceu ao governador Antonio Denarium por proporcionar esse grande momento histórico para a Polícia Militar.
“Isso demonstra uma valorização muito grande das mulheres dentro da Corporação. A coronel Valdeane é uma oficial extremamente competente, diligente, profissional e com certeza vai saber conduzir conosco o trilho do caminho da Polícia Militar no estado de Roraima, sempre objetivando uma polícia mais desenvolvida e preparada”, enfatizou o comandante Geral.
No Corpo de Bombeiros, a primeira a assumir a patente de coronel foi a Vanísia de Sousa Santos.
“Fiquei muito feliz por alcançar o último posto da carreira de militar estadual. Entrei como Soldado na Polícia Militar em 2001 e, com a emancipação do CBMRR, migrei para a corporação. Desde lá, venho me dedicando dia após dia, e em conjunto com o Comando da Corporação, para que a mulher seja mais reconhecida dentro das corporações militares estaduais e estamos, ano após anos, alcançando nossos objetivos”.
Efetivo feminino
Atualmente o efetivo feminino da Polícia Militar de Roraima é de 383 mulheres, dividido por patentes.
E do Corpo de Bombeiros, efetivo de 89 mulheres, dividido por patentes.
Júlia Rocha