Os agentes de combate a endemias (ACE) trabalham durante todo o ano com orientação para o combate ao Aedes aegypti. Neste sábado, 2º, das 8h às 14h, as equipes estarão intensificando as ações no bairro São Francisco.
O trabalho será feito por meio de visita casa em casa, buscando qualquer reservatório que pode ser um criadouro do mosquito, de acordo com o coordenador de Vigilância e Controle de Doenças Transmitidas por Vetores, Washington Alves.
“Esse é um trabalho essencial e necessário à saúde pública. Nas visitas que fazemos sempre encontramos algum depósito que serve de criadouro para o mosquito se proliferar e as pessoas geralmente falam que não sabiam e que a partir da visita vão se atentar mais para a situação”.
Durante as visitas, os agentes fazem uma inspeção no quintal da casa para verificar se há algum recipiente que possa acumular água e se tornar um criadouro do mosquito.
Quando são identificados criadouros com larvas, os responsáveis ou proprietários são orientados a elimina-los e somente quando não for possível a eliminação, estes depósitos serão tratados com larvicidas.
Além disso são repassadas informações sobre os cuidados necessários para evitar os criadouros e consequentemente as doenças, dengue, zika e chikungunya.
Mais ações
No dia 9, as equipes estarão no bairro, Aparecida; 15 no bairro dos Estados; 21, no bairro Liberdade e 30, no bairro Mecejana.
Jamile Carvalho