A ação Governo Sem Parar, realizada pelo Governo do Estado com a oferta de vários serviços, ocorreu neste sábado, 2, na Escola Estadual Ana Libória, no bairro Mecejana.
Os atendimentos beneficiaram mais de 3 mil pessoas, com oferecimento de consulta médica, emissão de documentos, informações sobre as ações do Governo, além de atendimento de beleza, artesanato e apresentação cultural.
“É mais um bairro sendo contemplado pela ação Governo Sem Parar. Estamos dando continuidade ao trabalho, de acordo com a programação. São atendimentos com oftalmologista, confecção de óculos, através de uma ótica conveniada, consulta com pediatra, com clínico geral, dentre outros. A previsão para hoje é de aproximadamente 600 atendimentos só na saúde”, disse o secretário-adjunto da Saúde, Edson Castro.
O diretor-presidente do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), Álvaro Duarte, falou dos atendimentos oferecidos pelo órgão durante a ação.
“O Detran está trazendo uma equipe para fazer consultas sobre a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), situação do documento e licenciamento do veículo. Estamos fazendo impressões desses documentos, quando estiver tudo de acordo. Também estamos com a campanha educativa, distribuindo material relacionado à boa condução no trânsito e dando dicas sobre o novo aplicativo que é a carteira digital de trânsito”, explicou Duarte.
O artesanato indígena deu um colorido especial durante a ação do Governo, com a exposição de colares, brincos, cocares, cestas, entre outros objetos, confeccionados com sementes. A pajé Wanda Domingos falou da oportunidade que é participar da atividade.
“Agradeço a parceria com a Secretaria do Índio e ao Governo do Estado. É muito importante estarmos aqui, trazendo o nosso artesanato. É uma oportunidade. É uma fonte de renda, isso ajuda muito”, disse a pajé.
A apresentação musical foi comandada pela cantora Euterpe que destacou a importância da música para a saúde mental.
“Fico feliz de poder oferecer a minha música, as canções de Roraima para a população que está presente aqui, cuidando da saúde, não apenas da saúde do corpo, mas da saúde da mente, porque a música proporciona um bem-estar”, ressaltou.
Atendimento para todos
Moradora do bairro Jardim Floresta, Maria da Conceição, de 45 anos, estava aguardando atendimento ginecológico e disse que a ação do Governo é muito boa, porque na maioria das vezes ela não consegue consulta com ginecologista nos postos de saúde.
“Vejo que é uma ação boa, porque durante a semana a gente vai aos postos de saúde e não consegue atendimento. Dia de sábado, a gente tem um tempo, tem uma ação dessa, a gente vem e resolve o que quer. Achei dez”, disse.
A funcionária pública Ana Cleude, de 56 anos, aproveitou a ação para passar por atendimento médico e levou dois netos para consulta com o pediatra. “A ação está sendo muito legal. É a primeira vez que estou participando e está tudo bem organizado. O atendimento é muito bom”, afirmou.
Vânia Coelho