Censo Escolar: Plataforma Educacenso está aberta para conferência de dados

O Censo Escolar da Educação Básica é realizado em todo o País pelo Inep. – Foto: Ascom/Seed

Gestores e responsáveis escolares têm até o dia 18 de abril, para acessar o sistema Educacenso e fazer a conferência e retificação de eventuais erros nas informações prestadas no período de coleta de dados da ‘Situação Aluno’.

A ‘Situação Aluno’ é a etapa do Censo Escolar em que são coletadas informações sobre o movimento do aluno como transferências, abandono ou falecimento, e sobre o rendimento, ou seja, se ele foi aprovado ou reprovado no ano letivo.

Rosalete Saldanha, coordenadora do Censo Escolar na Seed (Secretaria de Educação e Desporto), reforçou a necessidade das correções de dados e falou sobre informações importantes para este processo.

“Recomendo que os envolvidos cumpram com esse período de retificações. Solicito também que insiram os alunos recebidos na escola após o dia 26 de maio, quando se iniciou a etapa da matrícula inicial do Censo Escolar”, pontuou.

O Censo Escolar da Educação Básica é realizado em todo o País pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e ocorre de forma simultânea e programada em todos os estados do País.

Por meio da coleta de dados, é possível obter informações individualizadas de cada estudante, professor, turma e escola do Brasil, de todas as redes, públicas (municipais, estaduais e federais) e privadas.

É com base no Censo Escolar também que são definidos as políticas públicas educacionais e o repasse de recursos do Governo Federal para o fomento das ações na área da educação.

Gabriel Cavalcante

 

 

Veja também

Topo