A prefeitura de Boa Vista já iniciou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e o Sarampo. Nesta terça-feira, 5, as equipes da Coordenação Municipal de Imunização (CMI) cumpriram um cronograma de visitas no Hospital da Mulher, para vacinar os trabalhadores de saúde daquela unidade hospitalar.
A ação faz parte de um extenso cronograma da prefeitura para alcançar e imunizar pelo menos 90% dos profissionais. Enquanto a equipe do CMI visita as unidades hospitalares, os profissionais que atuam nas unidades básicas de saúde também recebem a vacinação contra as doenças, cada uma cumprindo seu cronograma.
Além disso, as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) promovem ações de busca ativa do público-alvo em cada área de cobertura, alcançando os bairros da capital, fazem vacinação dos idosos acamados, da Casa do Vovô e dos Cras de Boa Vista, e outras ações.
A farmacêutica, Daniela Ester de Lima Xavier, da UBS Ione Santiago, foi uma das imunizadas desta primeira etapa e destacou que essa iniciativa da prefeitura em priorizar a vacinação dos trabalhadores de saúde no próprio local de trabalho é importante e muito gratificante.
“Na unidade aqui que trabalho, os primeiros a receberem a imunização são os profissionais. Isso fortalece muito e valoriza nosso trabalho, pois não precisamos nos deslocar para outros locais. É importante também que o trabalhador reforce a divulgação da campanha para os colegas. Depois que comecei a tomar a vacina, da influenza, é muito difícil e raro ter uma gripe, essa continuidade da vacinação periódica faz com que nosso sistema imunológico seja reforçado contra os vírus”, disse a profissional.
A campanha está dividida em duas etapas, mas acontecem simultaneamente. A primeira, que começou ontem e vai até 2 de maio para idosos com 60 anos ou mais (Influenza) e trabalhadores da saúde (Influenza e Sarampo).
A segunda etapa que vai de 3 de maio a 3 de junho, voltada para crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente e outros grupos.
Jamile Carvalho