Professores participam de treinamento para utilização de Laboratórios Didáticos Móveis

Equipamentos foram adquiridos pelo Governo de Roraima, para potencializar o processo de ensino aprendizagem. – Fotos: Ascom/Seed

A fim de promover aulas cada vez mais dinâmicas e atrativas para os estudantes da rede, nesta quarta-feira, 6, professores que atuam nas cinco escolas de EMTI (Ensino Médio em Tempo Integral) participaram de um treinamento sobre a utilização do Laboratórios Didáticos Móveis.

Os equipamentos foram adquiridos pelo Governo de Roraima, por meio do Programa Federal EMTI, para potencializar o processo de ensino aprendizagem. Os laboratórios reúnem materiais para aulas práticas de Ciências da Natureza, Química, Física e Biologia e podem ser transportados de um ambiente para outro, possibilitando atividades pedagógicas dentro de sala de aula ou ao ar livre.

“A formação para uso e manuseio do Laboratório Didático Móvel foi realizada via web, com a equipe da empresa Autolabor, fornecedora do equipamento. Participaram gestores, coordenadores pedagógicos e gestores das cinco escolas EMTI de forma simultânea. A formação ocorreu durante todo o dia”, explicou Genilza Cunha, coordenadora das escolas EMTI na Seed (Secretaria de Educação e Desporto).

A gestora da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral América Sarmento Ribeiro, disse que os professores aproveitaram bem o treinamento para explorar a utilização do laboratório, que tem diversas funcionalidades para dinamizar as aulas.

“Fizemos experimentos, testes nos microscópios e nas vidraçarias do laboratório e conhecemos todas as possibilidades de sua utilização. É uma ferramenta moderna que vem para fortalecer a aprendizagem dos nossos alunos. Os professores estão alegres e motivados com os materiais que tem chegado nas escolas”, destacou Luciana Bezerra.

As escolas contempladas com os Laboratórios Didáticos Móveis são América Sarmento e Maria das Dores Brasil (Boa Vista), José Vieira de Sales Guerra (Caracaraí), Padre José Monticone (Mucajaí) e José de Alencar (Rorainópolis). O investimento é na ordem de R$ 400 mil.

“Esses laboratórios móveis são equipamentos de última geração, potentes, modernos com uma infinidade de recursos à disposição do professor para elaboração de aulas práticas e dinâmicas. O Governo de Roraima está estudando a aquisição de mais laboratórios para atender mais estudantes da rede estadual de ensino”, finalizou Leila Perussolo, secretária de Educação e Desporto.

Mágida Azulay Khatab

 

Veja também

Topo