Uma ação de panfletagem do conselho estadual dos direitos da criança e do adolescente (Cedcar), técnicos da setrabes e da Receita Federal programada para às 9h30, desta terça-feira, 12, no semáforo em frente a Assembleia Legislativa de Roraima, pretende informar a população da prorrogação do imposto de renda 2022 e sua destinação aos fundos municipais e estadual da criança e do adolescente.
O prazo anterior para entrega da declaração do imposto de renda era até 29 de abril. Agora o contribuinte tem até o dia 31 de maio para realizar o processo completo.
No mês passado foi lançada a campanha “Amigo da Criança e do Adolescente”, que visa incentivar as pessoas físicas a destinarem parte do imposto de renda devido na declaração para os fundos da criança e do adolescente.
Segundo o Cedcar o estado de Roraima conta com 10 fundos aptos a receberem doações. Além do Feca estadual, os fundos municipais de: Alto Alegre, Boa Vista, Caroebe, Cantá, Bonfim, Mucajaí, Rorainópolis, São João Baliza e Uiramutã.
A destinação de parte do imposto é possível para pessoas físicas e a modalidade de declaração complete, não sendo acessível na simplificada. O total também se limita a 3% do imposto devido, e o próprio sistema calcula, na hora, o valor máximo que o contribuinte pode doar.