O deputado Éder Lourinho (PSD) usou a tribuna do plenário Noêmia Bastos Amazonas para pedir que os órgãos do governo e as empresas responsáveis por serviços de recuperação de vicinais no Sul de Roraima retomem as obras iniciadas em 2021 e que ainda não foram concluídas. A reivindicação foi feita durante sessão plenária desta terça-feira, 12.
Em seu discurso, Lourinho destacou a vicinal 02, localizada no Bem-Querer, município de Caracaraí. Segundo o parlamentar, há recursos federais, por meio de emenda parlamentar no valor de mais de R$ 8 milhões, para recuperação da via.
“Desde o ano passado, essa empresa começou a fazer essa estrada e só jogou barro. Os moradores passaram mais de cinco meses isolados e uma coisa que era um sonho para eles se tornou um pesadelo e está se tornando agora de novo. Começaram as chuvas e toda vez que chove a estrada fica ‘lisa’, pois só jogaram barro. Não podem levar seus filhos à escola nem escoar seus produtos”, frisou.
O deputado informou ainda que enviou um documento à Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf) solicitando, em um prazo de dez dias, informações sobre o pagamento à empresa responsável pela obra.
Conforme o parlamentar, caso não haja uma resposta nesse período, ele moverá uma ação na Justiça contra a empresa para que o serviço seja concluído.
Éder Lourinho destacou que protocolou na Casa um projeto de lei autorizativo solicitando ao governo de Roraima a criação do Programa de Patrulha Mecanizada Permanente, com o objetivo de colocar à disposição máquinas e equipamentos para serviços de recuperação e conservação de estradas no interior do Estado durante o período chuvoso.
Atualmente, o projeto de lei se encontra na Procuradoria-Geral da Assembleia Legislativa para emissão de parecer jurídico.
Suzanne Oliveira