Bonfim: IFRR realiza evento para valorização dos saberes indígenas

As atividades a serem ofertadas são o resultado das ações didático-pedagógicas desenvolvidas com estudantes dos cursos técnicos em Guia de Turismo e Agricultura do CAB. – Foto: Sscom/IFRR

No dia 19 de abril, quando é comemorado o Dia dos Povos Indígenas, “Waynau Kamuu aizii”, como se diz no idioma wapichana, segunda língua oficial do Município do Bonfim (RR), o Campus Avançado Bonfim do Instituto Federal de Roraima (CAB/IFRR) realiza a mostra Saberes Indígenas na Perspectiva do Turismo e da Agricultura. O evento é voltado à comunidade em geral e começa às 16 horas, na sede da unidade, localizada na Av. Tuxaua de Faria, s/n, Bairro 13 de Maio.

A iniciativa é voltada para o reconhecimento e a valorização dos saberes tradicionais indígenas, considerando a sua relevância para a cultura e o desenvolvimento socioeconômico do Estado de Roraima. As atividades a serem ofertadas são o resultado das ações didático-pedagógicas desenvolvidas com estudantes dos cursos Técnico em Guia de Turismo e Técnico em Agricultura do CAB.

Na programação constam uma exposição de artesanato indígena e a apresentação de trabalhos desenvolvidos no âmbito do componente curricular História Regional Aplicada ao Turismo, ministrado pela professora do CAB Lysne Lira, do curso Técnico em Guia de Turismo. Serão abordados os temas “Bonfim e suas potencialidades para o turismo: apresentação de danças indígenas e capoeira”; “Indigenismo e o turismo: palestra de um representante indígena”; “Povo macuxi e suas potencialidades para o turismo”; e “Povo wapixana e suas potencialidades para o turismo”.

No contexto da valorização dos saberes indígenas, os estudantes do curso Técnico em Agricultura vão apresentar trabalhos voltados para a riqueza da agricultura indígena, como um sistema agrícola formado por saberes e práticas utilizadas nas ações de produção, envolvendo os espaços, os ambientes e as plantas cultivadas, além da diversidade alimentar que resulta desse sistema. Os temas das apresentações serão “Pi’iriben U’ii: do cultivo à mesa”, “Evolução das práticas agrícolas indígenas” e “Saberes indígenas para farmacologia atual”.

 

 

Veja também

Topo