Nesta terça-feira, 19, o Campus Novo Paraíso do Instituto Federal de Roraima (CNP/IFRR), por meio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) da unidade, em conjunto com o grupo de trabalho Indígenas na História, da Associação Brasileira de História, organiza uma programação especial em comemoração ao Dia dos Povos Indígenas, celebrado nessa data.
Conforme a comissão organizadora do evento, no turno matutino haverá duas sessões do documentário “O Povo Brasileiro”, com debates sobre as temáticas abordadas na obra. Eles serão conduzidos pelo professor Eliaquim Timóteo da Cunha, do CNP, obedecendo à seguinte ordem: primeira exibição do filme, das 8h às 9h, e debate, das 9h às 10h; segunda exibição do filme, das 10h15 às 11h, e debate, das 11h às 12h.
No período vespertino, a programação continua. A partir das 13 horas, ocorre o minicurso “A presença e a ausência dos povos indígenas nas constituições brasileiras”. Às 16 horas, será ministrado um minicurso sobre artesanatos indígenas no espaço cultural da unidade.
A diretora-geral do CNP, professora Vanessa Vasconcelos, destacou a importância do evento para o IFRR. “Ele é de grande importância para fortalecer a representatividade e a identidade dos povos indígenas, tendo em vista que o IFRR está implantado em um estado com maior percentual de população indígena, levando em consideração o número de habitantes”, disse.
Segundo o professor Cunha, que faz parte da comissão do Neabi/CNP, o núcleo está programando diversas atividades para os próximos meses. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail neabi.cnp@ifrr.edu.br.
Ação recente da unidade em relação aos povos indígenas
A diretora-geral do CNP, professora Vanessa, lembrou que a unidade vem realizando ações para ampliar a presença índigena no campus. “No último dia 8, o CNP recebeu a visita de representantes do povo wai-wai, que vive no entorno da unidade. Na ocasião, eles apresentaram suas demandas e conheceram a estrutura do campus”, contou. “Isso representa uma aproximação que visa ao desenvolvimento de políticas educacionais construídas em conjunto com os povos indígenas”, completou.
O encontro foi organizado pela Comissão do Projeto Trilhas Roraimense – Edição Comunidades Wai-Wai, formada por docentes dos Campi Novo Paraíso (CNP), Amajari (CAM) e Boa Vista Zona Oeste (CBVZO). Os interessados em conferir a seleção do registro fotográfico da visita devem acessar a página do IFRR no Instagram (@ifrroficial).
Sofia Lampert