Nesta segunda-feira, 18, técnicos da Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de Roraima) apresentaram o programa Morar Melhor, do Governo de Roraima, para as lideranças e autoridades de Caracaraí e Iracema. A atividade contou com a participação do secretário-adjunto da SeCidades (Secretaria Estadual das Cidades, Desenvolvimento Urbano e Gestão de Convênios), Alex Ferreira, que falou sobre o trabalho de execução da ação social nas localidades.
Na semana passada a ação iniciou nos municípios de São Luiz do Anauá, São João da Baliza e Rorainópolis.
De acordo com a presidente da Companhia, Maria Dantas, a intenção neste primeiro momento é divulgar a ação social para que em uma segunda visita, a equipe realize o cadastro dos futuros beneficiários do Interior.
“Os nossos técnicos estão tendo a oportunidade de levar ao conhecimento da população e, ao mesmo tempo, esclarecendo dúvidas para que não haja nenhuma interferência na hora de realizar o cadastro, que será realizado em uma segunda visita”, explicou Maria Dantas.
Segundo a presidente, a pretensão do Governo de Roraima é atender dez mil residências até o fim do ano.
“Em Boa Vista, o programa já contemplou mais de 1.200 casas e já se tornou referência em ação social. O Morar Melhor obedece às leis especificas priorizando a classificação de Pessoas com Deficiência, seguido de idosos e mulheres chefes de família”, informou.
Autoridades dos dois municípios elogiaram a ação social do Governo de Roraima e destacaram a importância do programa para a população.
“Sem dúvidas, o Morar Melhor vai oferecer mais dignidade às famílias de baixa renda, principalmente, as pessoas com deficiência que precisam contar com um espaço adaptado em sua residência. Uma iniciativa que merece o total apoio”, enfatizou a prefeita de Caracaraí, Diane Coelho.
O prefeito de Iracema, Jairo Ribeiro, falou da expectativa para a implantação do programa no município.
“Existem muitas famílias de baixa renda que se enquadram no perfil do Morar Melhor. Acredito que esse programa ajudará na diminuição do déficit habitacional, que hoje se concentra em nosso município. O Governo do Estado está de parabéns por essa iniciativa”, comemorou.
Morar Melhor
O programa Morar Melhor, do Governo de Roraima, é executado pela Codesaima e tem como objetivo principal oferecer à população de baixa renda serviços de reforma, ampliação e conclusão de unidades habitacionais, visando à melhoria da qualidade de vida das famílias roraimenses.
A equipe de técnica e servidores da Codesaima é composta por engenheiros, arquitetos, assistentes e agentes sociais, e têm a missão de visitar os bairros das cidades, identificando casas que necessitem de intervenção, cadastrar os moradores para posterior atendimento, conforme os critérios estabelecidos pelo programa.
O Morar Melhor está amparado pela resolução Nº 003, de 8 de outubro de 2021, da Assembleia da Codesaima, que tratou dos requisitos para atendimento e prioridades na ação.
Inicialmente, serão atendidas todas as sedes municipais, com intenção de abranger no futuro regiões metropolitanas, vilas e outras comunidades.
A pessoa interessada deve possuir uma renda mensal de menos de três salários mínimos e não possuir outro imóvel em seu nome. O futuro beneficiado deve ser maior de 18 anos ou emancipado, e ter uma família de no mínimo dois integrantes, bem como a comprovação de ser proprietário da residência.
Mais informações sobre o programa Morar Melhor podem ser obtidas de forma presencial na sede da Codesaima, localizada na avenida Mário Homem de Melo, 1.489 – Mecejana. Os horários de atendimento são de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. Mais informações pelo site: http://codesima.rr.gov.br ou pelo (95) 99129-8675.
Jânio Tavares