Nos últimos anos, Roraima tem avançado em diversos setores e o trabalho tem contribuído também para o desenvolvimento nas comunidades indígenas. Por meio do trabalho integrado entre as principais secretarias estaduais, o Governo do Estado tem executado ações estratégicas para apoiar o fortalecimento e a preservação dos povos indígenas, com ações em diversas áreas incluindo a agricultura, piscicultura, educação, cultura, artesanato, entre outras atividades fundamentais para a garantia dos direitos e respeito aos povos indígenas.
Na agricultura, as diretrizes de gestão para o desenvolvimento das comunidades indígenas possibilitaram mais de 800 hectares de plantação de grãos no ano passado em terras indígenas, incluindo milho e feijão caupi, além do repasse de mais de 2 mil toneladas de calcário e equipamentos para o trabalho da terra, capacitação e assessoria técnica para a qualificação de produtores e lideranças. O investimento de mais de R$ 11,3 milhões e o projeto é executado pela Secretaria do Índio.
O projeto de grãos atende a 62 polos de produção, beneficiando 4.992 famílias, que vivem nos municípios de Alto Alegre, Boa Vista, São João da Baliza, Cantá, Bonfim, Pacaraima, Normandia, Amajari, Uiramutã.
“Os povos indígenas têm papel muito importante no nosso país. Foram os primeiros habitantes desse país tão cheio de riquezas e belezas e eles merecem todo o nosso respeito e cuidado, hoje e sempre, por isso desde o início do meu governo tenho trabalhado em prol do bem-estar de todos, índios e não índios. E pelo compromisso de ajudar o Estado a crescer e se desenvolver por inteiro, que tenho focado a minha gestão em ações de governo de forma equilibrada e sem injustiça”, esclareceu o governador Antonio Denarium.
Nos últimos anos o Governo investiu R$ 133 mil na entrega de 75 casas de farinha, benefício para famílias que vivem nos municípios de Normandia, Amajari, São João da Baliza, Pacaraima, Uiramutã, Boa Vista, Alto Alegre, Bonfim e Cantá.
Na piscicultura o Governo está executando o projeto que atende a 500 famílias de 57 comunidades indígenas, começando por Alto Alegre, com um Projeto de criação de peixes com foco na garantia da segurança alimentar e possibilidade de comercialização do excedente da produção. Ao todo, oito municípios serão beneficiados com a introdução da criação de peixes, para que além dos grãos as comunidades tenham uma nova realidade de subsistência.
“A ampliação da produção de grãos e a oferta de novas ferramentas como a piscicultura são metas da gestão estadual para garantir a segurança alimentar que as comunidades indígenas necessitam e a Secretaria do Índio tem buscado atender a preocupação do Governo, por isso nos últimos anos reforçamos o contato com as lideranças, mantivemos de forma contínua o trabalho de capacitação e orientação para que eles consigam manter o ritmo de trabalho”, acrescentou o secretário do índio, Marcelo Pereira.
Valorização da educação indígena
Garantir educação de qualidade aos estudantes indígenas é uma ação permanente do Governo de Roraima. Em março desse ano, foi realizado concurso indígena com a oferta de 1.000 vagas e cadastro de reserva. O resultado deve ser divulgado no mês de junho. E quando o assunto é valorização, a categoria também recebeu reajuste salarial de 11% no março.
“Há 15 anos não se fazia concurso público para o magistério indígena o que é uma verdadeira falta de respeito com os nossos alunos das comunidades indígenas. Por isso, ao passo que iniciamos a reestruturação de todas as escolas na Capital e Interior, determinei que fosse feito ainda o levantamento das necessidades nas áreas indígenas, para que recebam as ações de governo e tenham estrutura para desenvolver educação de qualidade”, acrescentou o governador.
O apoio à educação indígena inclui ainda com a reestruturação de escolas. Entre as medidas estão a revitalização total da Estadual Indígena Tuxaua Evaristo, na Comunidade Xumina, Escola Estadual Indígena Índio Marajó, na Comunidade Guariba, e Escola Estadual Mariano Vieira, na Sede do município de Normandia.
Dia do Índio é destaque em programação étnica
Com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância dos povos indígenas, nesta terça-feira, dia 19, às 9h, no hall do Palácio da Cultura Nenê Macaggi, haverá uma programação especial com intervenção cultural, com a participação da escritora Sony Ferseck, promovida pela Secretaria de Cultura.
Na Secretaria do Índio, localizada no Parque Anauá, ocorrerá o “Anna Esseru”, um evento com atividades culturais das 14h às 20h. A programação contempla danças indígenas, exposição de artesanato, roda de conversas e palestras.
Lidiane Oliveira