Reitor da Uerr anuncia investimentos durante Cerimônia do Jaleco

Entre as novidades está a construção de mil metros quadrados de laboratórios de simulações clínicas

A Universidade Estadual de Roraima (Uerr) segue investindo em tecnologia de ponta para oferecer os melhores serviços à população. Segundo o reitor Regys Freitas, ainda este ano a instituição vai ganhar mil metros quadrados de laboratórios que atenderão aos cursos da área da Saúde. “Seremos pioneiros na Região Norte. Nesses laboratórios, os acadêmicos poderão fazer simulações clínicas de diversos casos”, explicou.

O anúncio foi feito na sexta-feira, 6, durante a Cerimônia do Jaleco, que ocorreu no auditório do Palácio da Cultura Nenê Macaggi e reuniu em torno de 50 acadêmicos de Enfermagem e Medicina. Na ocasião, o reitor da UERR apresentou outros investimentos, à exemplo da implantação neste ano dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia no campus de Rorainópolis. “A Região Sul do estado tem vocação para o Agronegócio. Precisamos investir”, salientou.

Para Boa Vista, há a expectativa de criação de um novo curso, que será divulgado em breve. Ainda sobre novos projetos, o gestor da UERR citou a construção da Cidade Universitária na capital do estado que vai abrigar todos os cursos de graduação e pós-graduação. As obras terão início pelo bloco da Saúde. Parte dos recursos são federais e já estão alocados e o restante sairá dos cofres do Estado.

O reitor falou também de outros projetos já implantados que deram mais estrutura aos cursos da área da Saúde como o Laboratório de Realidade Virtual que equipara a UERR a grandes instituições do Brasil e de outros países que são referências em Ensino Superior. Por fim, o gestor da UERR destacou a implantação da Biblioteca Virtual, que disponibiliza a todos os acadêmicos da instituição mais de 10 mil livros de várias editoras.

Realização da Cerimônia do Jaleco marca início do ano letivo

A solenidade é tradicional e ocorre no primeiro semestre dos cursos da Saúde. Dessa vez, participaram 23 alunos de Enfermagem e 25 de Medicina. Durante o evento os acadêmicos receberam de seus padrinhos e madrinhas a vestimenta característica dos profissionais da Saúde.

O chefe da Casa Civil, Flamarion Portela, esteve presente representando o governador do estado Antonio Denarium, chanceler da UERR. Ele enalteceu o apoio das famílias. “Esse momento só está se concretizando graças a cada pai, a cada mãe que se sacrificou para que esse momento chegasse”, disse emocionado.

Os acadêmicos também não esconderam a emoção. Ian Sousa, de 28 anos, contou que sonhava se tornar médico há muito tempo. Até sua aprovação e convocação dava aulas em Rorainópolis, onde cursou Ciências da Natureza na UERR. “Estou retornando à UERR e estar aqui hoje é a concretização de um sonho conquistado com muitos esforços e estudos”, concluiu.

 

Veja também

Topo