A estudante Luiza Ayana Peixoto Oliveira do 1º ano do Ensino Médio do Centro de Educação do Trabalhador João de Mendonça Furtado – Sesi-RR, ganhou o primeiro lugar da etapa estadual do Concurso Internacional de Redação de Cartas.
O Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens é promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça. No Brasil, a realização do concurso fica a cargo dos Correios e é desenvolvido em três fases: escolar, estadual e nacional.
Para este 51º concurso, o tema da redação foi: “Escreva uma carta a uma pessoa influente para explicar por que e de que forma ela poderia tomar iniciativas para combater a crise climática.”. O objetivo do certame é melhorar a alfabetização de jovens por meio da redação de cartas, incentivando a expressão da criatividade e o aprimoramento dos conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes.
A aluna Luiza conta que sempre teve interesse, mas que esta foi a primeira vez que participou de um concurso. “Gostei bastante e com toda certeza participaria novamente. No primeiro momento fiz a redação apenas como um teste divertido, já que me interessei pelo tema selecionado, e pude abordar diversos fatos sobre a crise climática, além de desenvolver minhas habilidades de persuasão através da escrita”, contou ela.
A pessoa influente para quem Luiza escreveu sua carta foi a Rainha da Inglaterra. “Direcionei meus argumentos à Vossa Majestade Rainha Elizabeth II, devido a observação de que, em diversos momentos de sua vida, ela se mostrou disposta quanto aos interesses socioambientais. Dessa forma quis evidenciar minhas preocupações para com as constantes alterações relativas à instabilidade do clima em nível mundial, acreditando que os “Objetivos Sustentáveis da ONU”, sejam medidas efetivas que devem ser adotadas com urgência contra os impactos da crise climática. E por meio dessa, promover o combate à degradação ambiental frente aos demais líderes mundiais, conduzindo a adoção de medidas que garantam o acesso à educação de qualidade, a erradicação da miséria e ao fomento de uma nova consciência de responsabilidade ambiental e salientar seus riscos para a economia global”, explicou.
“No dia que recebi a notícia, fiquei muito contente, porque não esperava ganhar. Agora que descobri que meus textos expressam algo interessante aos outros, vou me esforçar para melhorar cada dia mais, assim, irei compartilhar um pouco de minhas opiniões, e ao mesmo tempo descobrir outras perspectivas, abrindo meus olhos para as infinitas possibilidades”, comentou Luiza.
A aluna e a escola receberão certificados, além das premiações de R$ 2,3 mil e R$ 2,5 mil, respectivamente. Agora, a vencedora estadual Luiza Ayana terá a sua redação concorrendo na disputa da fase nacional, juntamente com os outros ganhadores de cada Estado do país.
Segundo a vice-diretora da escola Alesandra Farias, a escola sempre apoia e prepara os alunos para participarem de concursos, pois eles têm o objetivo de despertar e estimular a criatividade, aprimorar os conhecimentos, além de identificar estudantes talentosos. “A educação deve transcender o espaço e o tempo, tornando-se uma permanente busca pela melhoria de vida dos indivíduos e da sociedade. Estamos felizes pela participação e conquista da nossa estudante”, finalizou.