Celebração e homenagens marcaram a abertura do II Congresso Jurídico do MPRR com a solenidade alusiva aos 30 anos da Instituição

Os homenageados foram condecorados com a moeda comemorativa dos 30 anos da Instituição. – Fotos: Ascom/MPRR

Mais de seiscentas pessoas prestigiaram a solenidade de abertura do II Congresso Estadual do Ministério Público de Roraima, nesta quinta-feira, 12, no Teatro Municipal de Boa Vista. A programação é alusiva aos 30 anos de instalação do Ministério Público em Roraima e foi marcada pelas homenagens aos Procuradores-Gerais de Justiça e Promotores do MP brasileiro, Conselheiros Nacionais do Ministério Público, membros e servidores do MPRR, além de autoridades locais.

Os homenageados foram condecorados com a moeda comemorativa dos 30 anos da Instituição, destinada à membros, servidores e personalidades que contribuíram para o engrandecimento do Ministério Público do Estado de Roraima ao longo da história.

Compuseram a mesa de honra, o Governador de Roraima, Antônio Denarium, Deputada Estadual, Catarina Guerra, Presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, Desembargador Cristovão Suter, Corregedor Nacional do Ministério Público, Oswaldo D’Albuquerque, a Presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Estados e da união (CNPG), Norma Angélica Cavalcanti, O Presidente do Colégio de Corregedores-Gerais do Ministério Público, Cláudio Wolff Harger, Corregedor-Geral do MPRR, Alessandro Tramujas Assad, Presidente do Tribunal de Contas do Estado, Manoel Dantas Dias, Defensor-Público Geral em exercício, Oleno de Matos, Ouvidora-Geral do Ministério Público, Rejane Gomes de Azevedo Moura, Presidente da Associação do Ministério Público de Roraima (Amper), Promotor de Justiça Luis Carlos Leitão, o Diretor do Centro de Aperfeiçoamento Funcional do MPRR, Promotor de Justiça Márcio Rosa, e a anfitriã da noite, Procuradora-Geral de Justiça do MPRR, Janaína Carneiro Costa.

A solenidade iniciou com a apresentação da Orquestra do Instituto Boa Vista de Música e do Ballet Cristina Rocha que emocionaram o público presente.

Como parte das comemorações, os Procuradores de Justiça que já exerceram o cargo de Procurador-Geral de Justiça foram agraciados com a Medalha do Mérito do Ministério Público do Estado de Roraima.

O Promotor de Justiça e Presidente da Amper, Luis Carlos Leitão, fez uma reflexão sobre a atuação do MPRR no passado até o presente, assim como traçou o espírito que guiará a Instituição para o futuro. “Assim é o Ministério Público do Estado de Roraima: chega aos trinta anos com força e plenitude, tendo realizado muito durante sua jornada, mas ciente que tem muito a enfrentar e realizar pela frente. Um passado repleto de conquistas e realizações e o descortinar de um futuro promissor e desafiador”, ressaltou.

Em seu discurso, a Procuradora-Geral de Justiça, Janaína Carneiro Costa, comparou o MPRR a um grande navio onde cada membro e servidor do parquet roraimense tem suas atribuições e as tarefas para fazerem a embarcação navegar.

“O timoneiro, bem como os tripulantes, têm o mesmo dever: chegar ao destino, trabalhando num esforço conjunto. Desempenhar de forma independente, mas nunca isolada, porque isso pode custar a segurança de todos à bordo. Cada um deve ter a consciência da sua obrigação legal e do espírito de união que fará a embarcação chegar ao seu destino. São 30 anos de experiência em alto mar, 30 anos de um ministério público formado por mulheres e homens valorosos, destemidos e fiéis cumpridores da Constituição e das leis”, ressaltou a PGJ.

O Congresso tem continuidade nesta sexta-feira, 13 de maio, com a programação acadêmica. Os painéis com os palestrantes convidados iniciam às 13h30 para o público que se inscreveu.

Também haverá palestra de encerramento com Viviane Mosé, renomada filósofa, poeta, psicóloga e psicanalista que falará sobre “Desafios contemporâneos- Perspectivas e Possibilidades”. Os participantes terão direito a certificação de 10 horas de atividade acadêmica.

Veja também

Topo