Programa Comunicação no Ar retoma as ondas do rádio neste sábado na 95,9 FM

A primeira edição vai ao ar às 9h e marca o retorno do projeto. – Foto: Ascom/UFRR

Músicas, descontração, reportagens especiais e muita informação marcam a volta do Comunicação no Ar, programa de rádio do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Roraima (UFRR), produzido, totalmente, por acadêmicos.

A primeira edição do programa vai ao ar neste sábado, 14 de maio, na Rádio Universitária 95,9 FM, às 9h da manhã e será apresentada pela professora do Curso de Comunicação, Antônia Costa e pelo acadêmico André Oliveira da Silva.

Segundo Antônia Costa, todo o trabalho de elaboração, produção e apresentação do jornal é realizado pelos próprios alunos, que adquirem experiência profissional para atuar em qualquer veículo de comunicação, estando preparado para o mercado de trabalho.

“O curso de comunicação tem uma disciplina que hoje em dia se chama áudio jornalismo, mas antes se chamava rádio jornalismo. É uma disciplina teórica-prática que deixa o aluno preparado para atuar na área de rádio, e nas demais áreas que exijam do aluno essa forma de trabalhar. Então levar o aluno a prática de um programa ao vivo é dar oportunidade para que ele já saia da universidade preparado para o mercado de trabalho”, contou a professora.

O Comunicação no Ar surgiu em meados de 1993 para 1994, após uma conversa entre o coordenador do curso da época, professor Alexandre Borges, o chefe de departamento Noujaim Pereira e o professor Maurício Zouein, na época acadêmico e produtor da Rádio Roraima, onde foi veiculada a primeira edição do programa.

“Na época a gente sempre saia do curso ou do trabalho e nos encontrávamos para conversar. E em uma dessas conversas o [professor] Alexandre perguntou se não poderíamos dar início ao programa e colocar ele na Rádio Roraima e eu disse que era só ele fazer o projeto que eu conversava com o diretor da rádio na época. Após todos os processos burocráticos, estávamos prontos para estrear, e eu coloquei horário da correria, ao meio-dia. Era muito bom participar daquilo”, comentou o professor.

Após altos e baixos, o programa passou a ser realizado aos sábados e guiado por outros professores do curso de Comunicação. Nos últimos anos, o projeto estava engavetado, principalmente devido à pandemia.

O acadêmico de comunicação social, André Oliveira da Silva, afirma que é gratificante participar do retorno do programa.

“Eu pessoalmente estou muito feliz por fazer parte do Comunicação no Ar. E saber que a nossa turma irá retomar com o projeto, dando um ponta pé inicial para a realização de próximas edições foi marcante para nós”, finalizou.

 

Veja também

Topo