Nesta segunda-feira, 16, Roraima recebeu o ministro da Infraestrutura Marcelo Sampaio para visita técnica nas obras de duplicação da BR-401 e pavimentação da BR-432, executadas pelo Governo Federal no Estado.
O governador Antonio Denarium acompanhou o ministro juntamente com deputado federal Antonio Carlos Nicoletti, o senador Chico Rodrigues, os secretários de Infraestrutura do Governo, Emerson de Paula e Delchelly Oliveira, o prefeito do Cantá, André Castro, o diretor geral do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), general Santos Filho e o secretário Nacional de Transportes Terrestres do DNIT, Felipe Queiroz.
A primeira parada foi na obra de duplicação da BR-401, onde as atividades são executadas pelo DNIT e integram parte do planejamento de ações do Governo Federal para Roraima.
“Quero agradecer a parceria com o Governo de Roraima especialmente no que refere a essa obra que é um trecho tão aguardado pois essa duplicação [da BR-401] traz segurança para quem transita por essa área, possibilita competitividade e eficiência e essa é a tônica do Governo Federal que tem trabalhado com o lema mais Brasil e garantindo a identificação das maiores necessidades nos estados brasileiros e elegendo o que deve ser prioridade, então ficamos muito satisfeitos de ver que a população terá esse acesso melhor que é um anseio antigo que está sendo atendido agora”, esclareceu o ministro Marcelo Sampaio.
“Recebemos o ministro da Infraestrutura e mostramos um pouco do que Roraima necessita e tem a ganhar com a conclusão de obras como essa duplicação da BR-401. São investimentos importantes e fundamentais para o crescimento de Roraima”, complementou o governador Antonio Denarium.
Obras na BR-432
O ministro foi até a BR- 432, onde o trabalho de pavimentação é realizado pelo Exército Brasileiro. A obra envolve 12 quilômetros de extensão e nove estão prontos. Essa é a principal forma de acesso aos municípios do Cantá e Caracaraí.
De acordo com o ministro a meta é finalizar até o final do ano a pavimentação da BR-432 e com isso encurtar a distância entre Roraima e Manaus, além de outros municípios e possibilita benefícios para os produtores que atuam na produção de grãos e que terão uma estrada confiável que é fundamental para o desenvolvimento regional.
“Essa é uma das obras que faz parte das obras antigas que estavam paradas e que na gestão do presidente Bolsonoro foram retomadas e estamos conseguindo avançar ainda mais na infraestrutura no estado de Roraima e encurtando a distância de Boa Vista a Manaus e aos municípios utilizam essa estrada para ter acesso à Capital, ou seja, é uma obra que está sendo concluída porque esse é um papel do Governo Federal que tem feito para promover ações importantes para o desenvolvimento do Estado, e em relação às estradas no trecho até Bonfim está todo recuperado”, enfatizou.
Ministro inspeciona trabalho de reestruturação do Aeroporto
A agenda ministerial incluiu também a visita técnica no Aeroporto Internacional de Boa Vista Atlas Catanhede, que está em fase de transição para a nova administração pela empresa francesa Vinci Airports, pelos próximos 30 anos.
“Ficamos satisfeitos com a proposta da empresa de fazer a ampliação e reforma do Aeroporto, construir novas áreas de embarque e desembarque e praça de alimentação. Com foco em ofertar a infraestrutura necessária para que as companhias aéreas possam atuar e o público ter um serviço melhor mais voos comerciais. Entendemos que o transporte aeroportuário precisa melhorar e para isso uma das alternativas foi transferir o aeroporto para o setor privado porque há a necessidade de ampliar e reforçar as ações e essa parceria com os governos estaduais é fundamental para o bom resultado”, disse o ministro.
A revitalização do aeroporto vai ter investimentos de mais de R$ 170 milhões e mais de 200 empregos diretos.
“Uma das medidas do Governo do Estado foi a aprovação junto ao Ministério da Economia para a internacionalização do terminal de cargas do aeroporto e com isso novas empresas poderão se instalar em Roraima para nacionalizar as cargas aqui e distribuir para todo o Brasil, e além disso, reduzimos para 3% o valor do ICMS do combustível de aviação desde que a empresa tenha frequência mínima de um voo semanal. Com as mudanças o aeroporto terá cinco terminais de voo, vai aumentar o fluxo de passageiros em Roraima, ou seja, é um avanço significativo para o estado de Roraima”, complementou Antonio Denarium.
Lidiane Oliveira