O 1º Encontro da rede Urban95 no Brasil começou nesta terça-feira, 17, apresentando Boa Vista como modelo de gestão que investe e prioriza a primeira infância, fase que vai da gestação aos seis anos de idade. A abertura do evento, promovido pela Fundação Bernard Van Ler, aconteceu no Teatro Municipal, com a presença de prefeitos, vices, secretários e técnicos das cidades brasileiras que compõem a rede.
Serão dois dias de imersão e troca de experiências entre os gestores públicos municipais. A ideia é que conheçam os programas e serviços que deram à Boa Vista o título de Capital da Primeira Infância. Na abertura, foi apresentada a iniciativa e a pesquisa Urban95 feita na cidade. Terá ainda visitas técnicas ao Programa Família que Acolhe, além das unidades de Saúde, praças, creches e Cras, dos bairros Nova Cidade e Cidade Satélite, que fazem parte do projeto “Caminhos da Primeira Infância”.
“Boa Vista é a nossa cidade pioneira na iniciativa Urban95. Era importante que desse certo, e a gestão respondeu não só a altura, mas, além das expectativas. Existe aqui uma política integrada de 1ª infância, programas e serviços, com espaços públicos, com mobilidade pensada para o cuidador, para criança e bebês. Tudo isso faz de Boa Vista uma experiência exitosa que merece ser compartilhada com outras cidades”, disse Claudia Vidigal, da Fundação Bernard Van Leer.
Para o “anfitrião da casa”, prefeito Arthur Henrique, este é um evento magnífico. “O Urban95 é uma rede mundial, composta de cidades de todo o planeta. É um encontro que promete muito aprendizado. Vamos mostrar o que estamos fazendo em Boa Vista desde 2013. Os participantes vão conhecer a rede Família que Acolhe e os demais equipamentos, serviços que fez a cidade ser reconhecida como a capital da 1ª infância”, disse.
O prefeito de Jundiaí, Luiz Machado, estava na expectativa de conhecer a Capital da Primeira Infância. “Para nós é inspirador estar em uma capital aqui do nosso país que tem um trabalho tão bem aplicado, tão bem formatado para a primeira infância. É uma expectativa muito positiva e temos certeza que tudo aquilo que olharmos por aqui é replicável em outros municípios. Estamos aqui para poder copiar o que é bom”, declarou.
Além das cidades da rede Urban95 e da Fundação, estão no evento, representantes do Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP), Instituto Cidades Sustentáveis (ICS), Instituto de Tecnologias Geo-sociais (ITGS), Estúdio +1, Ateliê Navio, Allma Hub, Descobrir Brincando, Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) e o Instituto Alana.
O segundo dia do encontro será nesta quarta-feira, 18, com mais atividades, onde os participantes, em grupo, vão trocar experiências e construir propostas de melhorias para as políticas públicas, não só de Boa Vista, mas para todas as cidades do Brasil.
O que é o Urban95?
Iniciativa internacional, que inclui a perspectiva de crianças, bebês e seus cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços públicos. Leva líderes, gestores, arquitetos e urbanistas a pensar as cidades sob a visão de quem tem 95 cm – altura média de uma criança de 3 anos.
A parceria que deu certo
Desde 2018, a Fundação Bernard Van Leer e Prefeitura de Boa Vista se mantém unidas para ampliar a oferta de serviços e trazer mais qualidade de vida às crianças e gestantes. A instituição holandesa trouxe a iniciativa Urban95, focando em projetos urbanísticos, ações e serviços voltados para a primeira infância. Implementou novas estratégias ao Família que Acolhe, como por exemplo, a descentralização dos serviços para os Centros de Referência e Assistência Social (Cras).
Graças à parceria, que hoje Boa Vista tem o projeto Caminhos da Primeira Infância nos bairros Nova Cidade, Cidade Satélite, Dr. Airton Rocha e Paraviana. As praças estão ainda mais atrativas com Selvinhas Amazônicas, fontes interativas e playgrounds modernos. Os servidores preparados para fazer da escola um espaço de ensino e diversão e as unidades de saúde um local de aconchego para as crianças.
Ceiça Chaves