Estudantes da UFRR relatam falta de ônibus para transportar alunos ao campus Caumé

Com a falta de transporte muitos acadêmicos estão perdendo aula ou chegando tarde em casa. – Foto: Nilzete Franco

Com o retorno das aulas presenciais, acadêmicos de graduação da Universidade Federal de Roraima (UFRR), enfrentam dificuldades para se deslocarem do campus Cauamé, localizado próximo a zona Rural de Boa Vista, ao Paricarana, na capital, devido à redução da frota de ônibus.

2019, a região era considerada zona rural porém, com criação do bairro Monte Cristo, localizado próximo ao campus Cauamé, a prefeitura disponibilizou uma nova linha de ônibus para o local. No entanto, os horários não estão ajustados com a grade horária dos alunos que muitas vezes voltam para casa após as 19h e a Universidade não tem disponibilizado ônibus intercampus suficiente,para levar os alunos.

A estudante de Medicina Veterinária, Alícia Souza, depende do ônibus intercampus para chegar no Centro de Ciências Agrárias (CCA) e voltar para Boa Vista. Ela comenta as dificuldades enfrentadas com a redução da frota de ônibus.

“É horrível, principalmente pelo horário da manhã, muita gente e não cabe todo mundo dentro no ônibus. Tem estudantes que ficam no Paricarana por não ter lugar no ônibus e não pode ir em pé. É um micro-ônibus para falar a verdade, pouco espaço pra muita gente”, relatou.

A aluna do curso de Zootecnia, Laiza Silva, afirma que “já foram feitos vários documentos reivindicando a regularização dos ônibus, porém não tivemos um retorno da universidade”.

Em contato com a assessoria da UFRR, foi informado ao Jornal Cacos que a equipe foi reduzida e os servidores estão de férias. A assessoria afirma ainda que os alunos em vulnerabilidade receberão auxílio transporte. No entanto, de acordo com o edital da Diretoria de Assuntos Estudantis, o auxílio é no valor de R$130,00 que só serão liberados a partir do mês de junho.

 

Veja também

Topo