Nesta quarta-feira, 18, segundo dia do 1º Encontro da rede Urban95 em Boa Vista, os prefeitos e representantes das 24 cidades brasileiras se reuniram para trocar experiências, encarar desafios, propor soluções e firmar compromissos em prol da primeira infância. As atividades aconteceram no Teatro Municipal encerrando, de fato, este grande evento promovido pela Fundação Bernard Van Leer no Brasil em parceria com a prefeitura.
Em quatro salas temáticas, os participantes conheceram as experiências de cada cidade, e discutiram sobre os temas: Serviços para primeira infância, Intersetorialidade, Mobilidade e Espaços públicos e natureza. Ocorreu ainda o lançamento do guia “Desenhando ruas para Crianças”, da Global Designing Cities Initiative (GDCI), um recurso de desenho urbano, com foco em crianças e cuidadores, agora acessível com tradução em português.
Em seguida, teve dinâmicas com sete temáticas diferentes, levando os gestores a pensarem nos desafios e soluções para os problemas apresentados. Um dos momentos mais importantes foi quando cada participante assumiu o compromisso de executar em suas cidades as ideias que tiveram durante o encontro ou que acharam interessante em Boa Vista que pode ser replicado.
O coordenador do Primeira Infância Campineira (PIC), Thiago Ferrari, da Prefeitura de Campinas (São Paulo), vivenciou neste encontro um turbilhão de emoções. “Ao mesmo tempo que você fica fascinado e encantado com o que ver, ficamos angustiados porque queremos colocar todas essas práticas na nossa cidade. Foi um aprendizado de muita reflexão e que nos estimulou bastante a atuar mais na primeira infância”, disse.
Para a secretária de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Crato (CE), Ticiana França, foi gratificante vir de outro estado conhecer a experiência de Boa Vista. “Saímos daqui renovados e sabendo que através de uma boa governança se consegue ofertar uma primeira infância de qualidade para as nossas crianças e suas famílias. Lá, a cidade é composta de muitas escadarias que levam às escolas, creches, e nosso primeiro projeto de intervenção é fazer dessas escadarias um local lúdico, prazeroso para as famílias circularem de forma segura”, disse.
Ceiça Chaves