Fortalecimento do SUS: Governo promove oficina sobre planejamento orçamentário

A oficina será uma continuação do projeto Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS. – Fotos: Ascom/Sesau

O Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Saúde, deu início nesta quarta-feira, 18, no auditório da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde, às atividades de uma oficina que visa fortalecer ainda mais a gestão estadual do Sistema Único de Saúde.

Até esta quinta-feira, 19, a atividade será realizada para representantes de áreas técnicas que são primordiais para o funcionamento das atividades do SUS no Estado. A principal é que eles tenham total entendimento da boa execução orçamentária e financeira da pasta.

“Será um momento reflexivo para a melhoria do desenvolvimento de trabalhos e projetos em andamento”, ressaltou a diretora do Departamento do Planeja-SUS, Waléria Tupinambá.

A oficina será uma continuação do projeto Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS – PROADI-SUS, que auxilia na construção de gestões fortalecidas de saúde, além de permitir o planejamento estratégico situacional que identifica as maiores necessidades da população.

Além disso, o PROADI-SUS reúne hospitais sem fins lucrativos que são referência em qualidade médico-assistencial e gestão em saúde, conforme ressalta o mediador da oficina e professor doutor do Hospital Alemão Oswaldo Cruz – HAOC, Manoel Geraldo.

“Neste momento do projeto, onde olhamos o monitoramento e avaliação dos resultados, o PROADI é fundamental para possamos tomar outros caminhos para resolver aquilo que não foi resolvido e melhorar o que precisa ser mantido”, frisou.

Técnico responsável pelo planejamento e orçamento das ações de Vigilância em Saúde, Jander Arruda comentou a importância da oficina para a ampliação dos conhecimentos dos participantes convidados.

“É importante esse ponto que podemos trabalhar todas as áreas da secretaria de uma forma que vá beneficiar todo mundo. Como um organismo que tenta entender todos os lados da Secretaria”, completou.

Além de dinâmicas em dupla e apresentação de dados, a atividade contará também com momentos de reflexão, de modo que todos os participantes possam dar as suas impressões pessoais do que aprenderam na ação.

 

 

Veja também

Topo