Moradores do Nova Cidade e bairros adjacentes foram novamente contemplados, neste sábado, 21, com ações do Governo Sem Parar, programa desenvolvido pelo Governo de Roraima, com apoio de várias secretarias e autarquias estaduais.
Durante todo o período da manhã, as pessoas que compareceram ao Colégio Estadual Militarizado Dr. Luiz Rittler de Lucena tiveram acesso a uma variedade de serviços, nas áreas de saúde, assistência social e lazer.
“O Governo Sem Parar foi criado com intuito de oferecer os serviços prestados pelo Estado, só que de forma mais acessível, fazendo com que o cidadão não precise se deslocar muito para ter o atendimento de que necessita. Com isso, a gente garante um dos propósitos do Governo de Roraima, que é melhorar a vida da população, principalmente as pessoas mais carentes”, destacou a secretária de Saúde, Cecília Lorenzon.
Ao todo, foram realizados 2.292 atendimentos. A Secretaria de Saúde, por exemplo, ofereceu os serviços de oftalmologia, clínico geral, ginecologia, otorrinolaringologia, dermatologia e cardiologia. A Universidade Estadual de Roraima ficou responsável pela triagem, graças à participação de estudantes da área de enfermagem. Houve ainda a entrega de cadeiras de rodas, pares de muletas, tipoias e colchões para usuários cadastrados no Núcleo Estadual de Reabilitação Física 05 de Outubro.
A ação deste sábado também contou com emissão de RG pelo IIOC (Instituto de Identificação Odílio Cruz); distribuição de mudas de stevia e maracujá pela Femarh (Fundação do Meio Ambiente e Recursos Hídricos); orientações sobre os programas Morar Melhor, da Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de Roraima), e Colo de Mãe, da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social); atendimentos do Procon estadual e exibição de filmes infantis pela Secult (Secretaria da Cultura).
Serviços de testagem e vacinação também foram oferecidos
Outro destaque da ação foi a oferta de vacinas e testagem rápida para detecção de covid-19 pela CGVS (Coordenação Geral de Vigilância em Saúde). As equipes do órgão também disponibilizaram teste para detecção de HIV, sífilis e hepatites virais.
Moradora do bairro Raiar do Sol, a dona de casa Dulcinéia Sobral aproveitou a oportunidade para conferir se a saúde estava em dia. Para ela, ações como essa facilitam a vida de muita gente.
“Às vezes é bastante complicado encontrar tempo durante a semana para fazer esses testes e tendo uma ação como essa, com vários serviços sendo oferecidos em um único lugar, certamente ajuda bastante”, completou.
Minervaldo Lopes