A Assembleia Legislativa (ALERR) aprovou na manhã desta terça-feira, 24, com 18 votos, o Projeto de Lei (PL) nº 245/2021, que institui o Dia do Policial Civil do Estado de Roraima, a ser comemorado anualmente em 19 de julho. A matéria segue agora para apreciação do Executivo, que pode vetar ou sancionar.
De autoria do deputado Nilton Sindpol (PP), a data escolhida atende aos anseios da categoria, pois remete ao dia em que primeira turma de policiais civis concursados do Estado de Roraima começou a desempenhar suas funções.
“Foi quando começamos a trabalhar em prol da sociedade e, no mesmo dia, 19 de julho, faço 18 anos de efetivo exercício policial. Essa é uma data marcante para todos nós que iniciamos nossas atividades, e por isso queremos uma data específica para comemorar o nosso dia”, justificou.
Apesar das comemorações em homenagem a Tiradentes, o patrono das forças de segurança pública, em 21 de abril, Nilton Sindpol defendeu a regionalização da data. “Nós somos a Polícia Judiciária, aquela que atua após o cometimento dos crimes”, argumentou.
O relator do PL, deputado Jorge Everton (União), que também é oriundo da Polícia Civil, defendeu a data escolhida, inclusive para reconhecer e se ter uma instituição policial forte e atuante.
“Sinto-me honrado em relatar e parabenizo o deputado Nilton pelo projeto de lei. Na época em que tomamos posse, foi feito um decreto instituindo essa data, e agora, com essa lei, a gente efetiva esse reconhecimento a uma instituição que tem feito seu papel de forma relevante para a sociedade, com investigações fantásticas feitas pelos nossos policiais que resultaram, inclusive, em processo de cassação de deputado”, destacou.
Marilena Freitas