População deve ajudar a preservar espaços e equipamentos públicos

Mesmo com a limpeza diária dos abrigos de ônibus, por exemplo, os munícipes devem fazer sua parte na conservação do bem público. – Fotos: Katarine Almeida

Quem pensa que espaços públicos não têm dono, está pensando errado. Em Boa Vista, a prefeitura mantém o trabalho firme de limpeza e preservação dos espaços públicos diariamente. No entanto, a população pode – e deve – ajudar na conservação desses espaços. Afinal, cuidar desses bens, como os abrigos de ônibus, por exemplo, é praticar cidadania.

Todos os dias, equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente (SPMA) executam serviços de limpeza de diversas formas na capital. Quem mora no Conjunto Pérola há anos, como é o caso de Maria Lima, sabe a diferença que faz cuidar desses espaços.

“Sempre vejo as equipes limpando e deixando tudo tão arrumado. Aí vem morador e destrói, né? Tiram a central de ar, pintam as paredes, jogam lixo. Eu não entendo, porque isso também é nosso”, disse a moradora.

A dona de casa Rosileide Fonte, moradora do Nova Cidade, diz que já presenciou pessoas depredando abrigos na cidade. “Minha filha entrou em contato com a prefeitura para informar e no dia seguinte já estava tudo lindo de novo. É triste esse vandalismo, né? Porque quem usa somos nós. Precisamos cuidar”, falou.

O encarregado da limpeza Gleydson Nascimento explicou que, de forma geral, a população colabora de forma positiva ligando para a Central 156 e informando as demandas necessárias dos abrigos. Mas, infelizmente, os casos de vandalismo continuam acontecendo.

“Quando a população ajuda a prefeitura, principalmente informando casos de destruição, isso permite que a gente realize um trabalho célere junto a Prefeitura. Arrumando esses espaços de forma objetiva. Quem ganha é a população”, comentou Gleydson.

Dados

Entre os dias 9 de janeiro e 30 de março desse ano foram registrados na cidade pela Guarda Civil Municipal (GCM) pouco mais de 30 atos de vandalismo, a maioria em brinquedos e equipamentos de ginástica nas praças e lixeiras, além do furto de fios de eletricidade.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente (SPMA), só no ano passado, a gestão municipal teve prejuízo de mais de R$ 400 mil devido o furto de fiação em mais de 15 espaços públicos e avenidas de Boa Vista. Cerca de dez boletins de ocorrência foram feitos, denunciando o ato.

A população pode denunciar atos de vandalismo e outros danos ao patrimônio público ligando para a Central 156, para que sejam tomadas as devidas medidas. Vale ressaltar que a identidade do denunciante será mantida em sigilo.

Ana Gabriela Gomes

 

Veja também

Topo