Alunos do Sesi/Senai conquistam prêmio no maior torneio de robótica do país

Evento de ciência e tecnologia ocorreu entre os dias 27 e 29 de maio reunindo 1.200 estudantes no Pavilhão da Bienal

Os alunos da equipe Estrela do Norte, representantes do Centro de Educação do Trabalhador João de Mendonça Furtado, a Escola do Sesi-RR, conquistaram prêmio no 4º 31realizado neste final de semana em São Paulo.

A disputa ocorreu no Pavilhão da Bienal entre os dias 27 e 29 reunindo competições de robótica, além de oficinas e seminário sobre educação. Desta forma, a equipe formada por alunos do ensino médio do Sesi/Senai conquistou o Prêmio dos Juízes em Desempenho do Robô na categoria First Lego League (FLL).

As equipes da categoria FLL são formadas por alunos de 9 a 16 anos que constroem robôs feitos de peças de LEGO e na competição precisam cumprir uma série de atividades e somar o máximo de pontos em rounds de 2 minutos e meio. Além disso, a equipe é responsável por criar um projeto de inovação buscando uma solução para um problema real dentro da temática da temporada.

Na categoria FLL participaram do festival 100 equipes formadas por 635 estudantes (298 meninos e 337 meninas). Ao todo participaram do torneio, 1.200 estudantes de escolas públicas e privadas das 27 unidades da Federação.

Esta quarta edição do Festival SESI de Robótica foi batizada de Cargo Connect, pois é voltada para o desenvolvimento de projetos ligados ao transporte e à logística.

São Paulo, 29/05/2022 Festival Sesi de Robótica 2022. Foto: Mario Castello

Assim os estudantes trabalham os conceitos de STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) na criação de projetos de inovação, construção e programação dos robôs e os colocam para completar missões durante as provas.

Ao todo neste ano de 2022, as equipes da Escola do Sesi conquistaram oito prêmios contando os torneios regionais realizados no Pará e Manaus e também o nacional em São Paulo com as três equipes Macunaima, Estrela do Norte e Engenheiros em Ação. Os resultados conquistados pelos alunos da Escola do Sesi são frutos de um ensino médio que busca aliar a educação com a tecnologia se utilizando da metodologia STEAM com ferramentas educacionais para incentivar a educação tecnológica (CoderZ, minecraft, robótica) e preparar os jovens para o futuro do trabalho.

 

Veja também

Topo