Com intuito de melhorar os serviços prestados no HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento), a Secretaria de Saúde iniciou nesta segunda-feira, dia 30, uma capacitação que ajudará na implementação do Projeto LEAN dentro da emergência da unidade.
Produzido graças a parceria entre Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde e Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde, a iniciativa é voltada para os gestores e diretores de hospitais. A ideia é diminuir a superlotação do pronto socorro, melhorando a humanização do atendimento aos pacientes.
“[O projeto] vai dar um norte muito grande pra gente, pois traz experiência profissional de outros setores que tem os mesmos problemas que o nosso, além de trazem conhecimento e prática. São inúmeros fatores que auxiliam para que a gente tenha uma perspectiva melhor do futuro”, afirmou o diretor geral interino do HGR, Raphael Brunelli.
Médico consultor da Beneficência Portuguesa de São Paulo, Vinícius Menezes é um dos mediadores do Projeto LEAN das emergências no Hospital Base de Roraima. Ele conta que a capacitação terá duração de seis meses, divididas em visitas quinzenais.
Além da apresentação do projeto, os profissionais participantes serão inseridos em uma dinâmica para começar a aplicar as metodologias de organização, disciplina, padronização e processos do LEAN.
“Nessa primeira visita, fizemos uma apresentação do projeto para a equipe que vai encabeçar o projeto dentro do hospital, e para o máximo de pessoas que possam participar também. O intuito é demonstrar a importância [do LEAN] e explicar o que é o projeto, qual o seu objetivo e começar a formação [dos profissionais]” completou Menezes.
Especialista em processo da BP, a médica Bruna Andrade ressaltou que o projeto LEAN é integrado não somente com o pronto socorro, mas também com as enfermarias e UTI do hospital. Essa integração faz com que haja a diminuição do tempo de permanência de pacientes nas salas de espera, dando maior celeridade aos atendimentos.
“O objetivo do processo é que esses pacientes entrem aqui no hospital e tenham um destino mais rápido. Se ele precisa de um leito de UTI, que ele suba o mais rápido possível. Ou seja, diminuir esse tempo sempre pensando na qualidade e na segurança desse paciente”, completou.
Coordenador de Recepção do HGR, Reilã Rodrigues afirma que a capacitação surge em momento oportuno, uma vez que o HGR encontra-se atualmente em fase de mudanças de fluxo e em sua infraestrutura.
“Estamos caminhando para o pronto atendimento novo e a importância de entrar com esse projeto, que tem a intenção de reduzir o número de espera no pronto atendimento”, pontuou.
Suyanne Sá