A partir desta quarta-feira, 1º, o Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima) passa a emitir a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) em novo formato, para novas emissões ou renovações do documento.
A nova CNH traz mudanças, que vão de alterações na identidade visual à inclusão do nome social e dos pais afetivos.
O documento apresenta informações impressas em francês e inglês, além do português, o que facilitará o uso em outros países. A nova CNH tem as cores verde e amarela e novos elementos gráficos para dificultar a falsificação e fraudes.
Tem também uma tabela para identificar os tipos de veículos que o condutor está apto a conduzir, bem como informações sobre o exercício de atividade remunerada do motorista e possíveis restrições médicas.
Essas e outras modificações constam da Resolução nº 866, publicada em dezembro de 2021 pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que regulamenta especificações, produção e expedição da CNH.
“A substituição da CNH não é obrigatória. E dia 1º de junho já inicia as impressões no novo formato. Ela será implementada de forma gradual para as novas habilitações e também quando os condutores vierem renovar ou emitir a segunda via do documento”, disse o presidente do Detran-RR, coronel Álvaro Duarte.
Edilson Rodrigues