O governo de Roraima concedeu, por meio da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária), mais dois títulos de registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIE). Dessa vez, foi para uma indústria de fécula de mandioca, para a comercialização de goma de tapioca, e para uma granja avícola, para a venda de ovos de codorna.
Os dois registros atendem aos produtos de origem animal e vegetal que passam a produzir respaldados pelo registro do SIE, que hoje é uma exigência das redes de supermercados, para oferecer aos seus clientes alimentos saudáveis, como informou o representante da Jô Alimentos. “Sem o selo do Serviço de Inspeção não tem como a gente chegar no comércio. É um requisito fundamental.”
O objetivo do título do SIE é dar garantia para os produtos, assegurando a sanidade e permitindo um consumo que não cause danos à saúde da população. Para o produtor é a regularização da sua produção, abrindo a oportunidade de atender todos os mercados no Estado, gerando empregos e maior lucro.
Os registros no SIE na Aderr, além de garantir a legalidade das empresas alimentícias de Roraima, traz a possibilidade para o empreendedor colocar seus produtos nas gôndolas dos supermercados, e segurança alimentar para os consumidores, que podem adquirir produtos com o selo que atesta a qualidade do alimento.
O trabalho de inspeção de produtos alimentícios é diário. Eles passam por rigoroso controle de qualidade até chegar à mesa dos roraimenses, por isso, enfatiza o presidente da Aderr, Marcelo Parisis, é importante que o consumidor fique atento para quando for ao mercado, verificar se o produto que irá comprar tenha o selo com o registro do SIE.
Esse cuidado em observar se carnes, aves, queijos, iogurtes, ovos, mel, tapiocas, paçocas, entre outros produtos produzidos em Roraima, têm o selo de registro é de suma importância para garantir que os alimentos consumidos não causem danos à saúde, ressalta Parisi.
“O trabalho do Governo de Roraima, por meio da Aderr, tem sido relevante para a segurança alimentar da população. Os consumidores podem ter essa garantia ao adquirir produtos que tragam o selo do SIE. Ele é a comprovação de que foi inspecionado e, portanto, está pronto para ir à mesa”, disse Parisi.
Além da segurança alimentar, o registro do SIE garante ao produtor, que está trabalhando para produzir dentro dos padrões de qualidade, a oportunidade de comercializar em todo Estado e até exportar, visando a abertura de outros mercados, já que o selo é o passaporte que dá essa condição ao empreendedor.
“A indústria de alimentos em Roraima tem crescido, criando empregos e gerando renda para dezenas de empreendedores que têm se dedicado a produzir no Estado. Cada registro do SIE é a comprovação de que empreender aqui tem garantias de que estamos cada vez mais trabalhando para dar condições, a fim de que os empresários possam crescer e ampliar seus negócios”, destacou o governador Antonio Denarium.
Importância do SIE
O Selo de Inspeção é importante para a indústria e para os consumidores. A regularização dos títulos do registro assegura que a empresa está cumprindo todas as normas estabelecidas pelo serviço de inspeção.
“Todos os produtos são vistoriados desde o início até o final da sua produção,” disse Cristiane Pedrosa, chefe do Núcleo de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Aderr.
A colocação do Selo num produto, que está sendo comercializado, é uma forma de controle. O trabalho de inspeção consegue eliminar riscos de contaminação e, consequentemente, doenças e infecções.
O principal objetivo do selo é assegurar que o produto está apto ao consumo, não apresentando indícios de danos à saúde do consumidor. Quem não tiver o selo pode ser multado, sofrer interdição e suspensão das atividades.
Elias Venâncio