Foi realizado na manhã desta quinta-feira, 2, no auditório do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, no bairro Pricumã, um treinamento com gestores e secretários de escolas da Capital, a fim de guiar os profissionais na declaração dos dados do Censo Escolar 2022. O secretário adjunto da Educação Básica, Semaias Alexandre, prestigiou a abertura do evento.
“Os gestores e secretários das escolas da Capital são os protagonistas do processo, pois realizam o censo online, preenchendo as informações diretamente na plataforma do Educacenso”, destacou a coordenadora estadual do Censo Escolar, Rosalete Saldanha. Ela explicou ainda que nas escolas do Interior, onde há uma dificuldade no acesso à internet, a equipe do Censo da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) é quem media esse cadastramento.
No evento, foi apresentada a estrutura organizacional da equipe do Censo, também foi abordada a importância da coleta de dados para a educação, as etapas do processo censitário e a inserção dos dados no Sistema Educacenso.
“Para os secretários, esse treinamento é muito importante porque somos nós que fazemos esse mapeamento e garantimos a transparência do processo”, afirmou o secretário da Escola Estadual Lobo D’Almada, Arione Costa.
Na Capital, a inserção dos dados na plataforma Educacenso fica sob responsabilidade da equipe gestora das escolas. Já no interior, nas áreas rurais e comunidades indígenas onde há uma maior dificuldade no acesso à internet, a equipe da Seed é que realiza as coletas para inserir as informações no sistema.
Censo Escolar
O Censo Escolar, que iniciou no dia 25 de maio, ocorre de forma simultânea em todos os estados do País. Todo o processo é coordenado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e é realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de escolas públicas e privadas.
O Censo é uma importante ferramenta para o processo de ensino uma vez que é com base nos dados coletados que são definidas as políticas públicas educacionais e o repasse de recursos do Governo Federal para o fomento das ações na área da educação. A primeira etapa do Censo Escolar 2022 segue até o dia 1° de agosto.
Gabriel Cavalcante