Na manhã desta sexta-feira, 3, a Fier (Federação das Indústrias do Estado de Roraima) estará apresentando para a imprensa, empresários industriais e órgãos governamentais, mais uma importante ferramenta de gestão, denominada Observatório da Indústria.
O observatório trabalha o fenômeno do Big Data, utilizando-se de metodologias como matriz SWOT, arco de Maguerez, análises estatísticas, econométricas, espaciais e tributárias, além de mapas Mentais e tecnologias como Power BI, em prol da prosperidade e assertividade dos negócios empresariais.
Este novo serviço de inteligência de mercado desenvolvido pela FIER, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT), irá proporcionar às empresas, conhecimentos sobre a economia roraimense e o setor industrial, contribuindo assim, para uma tomada de decisão mais qualificada e também auxiliará na potencialização dos investimentos e prospecção de novos mercados.
A FIER estará coletando dados, analisando-os e produzindo histórias a partir dessas informações, arquitetando o futuro dos negócios, focado no desenvolvimento econômico, social e ambiental.
Este serviço irá viabilizar a análise e estudos que abrangem todos os setores econômicos, especialmente a cadeia industrial. Tudo sob demanda, exclusivo e direcionado para as necessidades dos clientes.
Durante o encontro, serão apresentados exemplos de histórias de dados referentes ao escopo definido pela FIER para dar início a este trabalho de inteligência econômica, de mercado e comercial, tributária, territorial e estudos customizados.
A partir deste lançamento, parcerias estaduais e federais serão construídas, visando desenvolver uma relação de troca de informações que venha tornar o observatório cada vez mais completo e robusto, abrangendo assim todas as áreas do conhecimento necessárias para uma tomada de decisão eficaz, pública ou privada.