Em alusão ao Dia do Teste do Pezinho, o Hospital Materno Infantil Nossa de Nazareth realizou na manhã desta segunda-feira, 06, uma vasta programação junto às mães internadas na unidade.
A data foi criada para alertar aos pais sobre a importância do exame para a detecção de doenças em recém-nascidos.
O teste do pezinho é um exame de responsabilidade dos municípios, por meio da Atenção Primária. A Maternidade faz apenas a coleta do exame somente nos bebês que estão internados na unidade hospitalar.
Pode ser colhido até antes do 15º dia de vida do bebê. E a coleta pode ser feita em qualquer posto de saúde e encaminhada ao Laboratório de Referência Municipal, que faz a análise do material genético.
Quanto maior a rapidez na identificação, melhores são as chances de tratamento das doenças congênitas, infecciosas e metabólicas que afetam as crianças nessa faixa-etária.
“O teste do pezinho faz parte da triagem neonatal e é um dos direitos que todo bebê ao nascer possui, como os cuidados com a saúde”, destacou a médica pediatra Ana Carolina Brito.
De 1º de janeiro até o dia 31 de maio deste ano, foram realizados 2.051 testes em bebês internados na Maternidade, enquanto entre 2020 e 2021 foram feitos 3.451 testes. O exame é obrigatório para todos os recém-nascidos e é totalmente gratuito por meio do SUS (Sistema Único de Saúde).
Junho Lilás
Como forma de reforçar a importância do exame, foi instituído o Junho Lilás, mês onde as maternidades intensificam as informações sobre os cuidados com os bebês.
“A maioria das doenças detectadas pelo teste do pezinho pode causar lesão neurológica, e por isso deve ser diagnosticada o mais precocemente possível para que a criança tenha a chance de tratar e reduzir o risco de sequelas, contribuindo assim para a sua saúde”, alerta Ana Carolina.
Segundo ela, é muito importante que todos os pais saibam do direito gratuito que seus bebês têm, para a realização desse teste e que usufruem desse direito.
Suyanne Sá