As equipes de combate às endemias juntamente com as equipes de Estratégia Saúde da Família, em parceria com as escolas do município de Boa Vista, estão unindo forças para combater a proliferação do Aedes aegypti na capital.
As ações fazem parte das iniciativas estratégicas do Plano de Enfrentamento às arboviroses, coordenado pela Sala de Situação do município e tem a finalidade de sensibilizar os alunos sobre a prevenção e como combater a proliferação do mosquito Aedes. Além da dengue, o mosquito também é o transmissor da chikungunya e zika vírus.
“A ideia é disseminar com os alunos as informações, dicas e orientações, como forma de evitar a doença, e ao mesmo tempo unir forças para que eles se tornem multiplicadores em suas casas, na vizinhança para eliminarmos os possíveis focos de proliferação do mosquito. A escola é um ambiente propício para formamos multiplicadores”, destaca a superintendente de vigilância em saúde, Francinete Rodrigues.
Mais ações
Além das palestras nas escolas os agentes continuam cumprindo cronograma de visitas nos bairros, com alto índice de infestação, durante a semana e ainda aos sábados. No último sábado, 4, as ações ocorreram no bairro Buritis e contou com com a parceria de 40 militares da Força Aérea Brasileira.
Foram visitadas 3.689 casas e eliminados 1.383 depósitos (latas, garrafas, pneus e outros). O depósito predominante foi o lixo doméstico.
“Queremos convidar também toda a população que seja parceira no combate ao Aedes, evitem deixar depósitos acumulando água, principalmente nesse período de chuvas, onde o mosquito se prolifera”, convida Francinete.
Jamile Carvalho