Meio ambiente: ‘Boti Recicla’ sensibiliza para a importância do descarte responsável

O Boticário evoluiu em eficiência, desenvolvimento de produtos e novas tecnologias. – Foto: Divulgação

O Boticário investe em sustentabilidade como um dos seus principais pilares e na transformação da sociedade por meio de programas que façam a diferença. Desde 2006, por exemplo, o programa Boti Recicla conta com cerca de 4 mil pontos espalhados em 1.750 municípios brasileiros e reforça a liderança da marca em fomentar soluções criativas em direção a um futuro possível e mais limpo. Em Boa Vista, nas sete lojas da marca na Capital possuem pontos de coleta para incentivar os clientes a descartarem embalagens antigas de forma sustentável.

O Boti Recicla auxilia na diminuição de impacto ambiental e colabora com a construção da educação. Por meio do programa, o Boticário recolhe as embalagens vazias e encaminha para cooperativas de catadores e parceiros locais, que gerenciam os resíduos. O vidro reciclado, por exemplo, é utilizado na confecção de itens que decoram as lojas ânfora, reduzindo o impacto ambiental com a destinação adequada do resíduo. Ao longo dos anos, o grupo evoluiu no desenvolvimento de produtos e no estímulo a novas tecnologias que contribuem para a redução do impacto ambiental, especialmente em resíduos.

Além disso, atualmente, são mais de 50 métodos desenvolvidos por seus pesquisadores que garantem a segurança e a eficácia dos produtos. Entre eles, destacam-se a pele 3D – que simula a pele humana – e o organs on a chip – que atua como um órgão humano em um chip. A tecnologia 3D possibilita a mimetização da pele humana em diferentes idades e reprodução de colorações. Uma mesma unidade reconstituída pode ser usada em múltiplos testes, como irritação cutânea, corrosão dérmica e avaliação de eficácia dos produtos. Entretanto, a pesquisa e a inovação não param por aí, a busca por soluções que viabilizem ampliar ainda mais as práticas responsáveis é contínua. Como os testes já possuem alternativas que não exigem a participação de animais, não há motivo para não abandonar a crueldade em favor de produtos Cruelty Free.

O Boti também possui o selo Beauty Without Bunnies, da PETA, voltado a marcas que oferecem cosméticos e outros produtos de cuidados pessoais que não são testados em animais e também o selo Leaping Bunny – o que significa que todos os produtos da marca são aprovados pela organização de proteção animal Cruelty Free International, um programa de referência internacional que certifica produtos livres de crueldade animal. Com tanta dúvida no mercado, e devido à falta de padronização na indústria, o movimento natural levou ao surgimento destes selos e entidades certificadoras que visam assegurar que um produto, de fato, é Cruelty Free.

Com o comprometimento em ampliar seu portfólio de produtos veganos, o Grupo Boticário, desde 2018, sinaliza todos os itens para informar corretamente seus consumidores. Em 2020, 85% dos novos produtos desenvolvidos já nasceram veganos, além de possuírem a linha Intense, a primeira marca de maquiagem do Boticário com produtos 100% veganos. Há alguns anos a sustentabilidade é o que guia a marca para caminhos melhores, entendem a necessidade de um desenvolvimento socioambiental e se preocupam com o planeta, buscando fazer a sua parte e colocando em vigor diversas iniciativas positivas dentro do viés sustentável.

A jornada de sustentabilidade do Boticário vem sendo traçada há mais 40 anos e possui uma responsabilidade real e tangível com problemas socioambientais no Brasil. A marca acredita que o amor, que faz parte de seu DNA, é o motor para essa transformação e assim reforça a tomada de consciência sobre a importância da reciclagem.

Alexsandra Sampaio

 

 

Veja também

Topo