Começou a maior competição esportiva estudantil do Estado de Roraima. A 49ª edição dos JER’S (Jogos Escolares de Roraima) estreou com os alunos-atletas do judô nesse sábado, 19, no Ginásio Hélio Campos, com a participação de 25 escolas.
Após dois anos de pandemia, os JER’S voltam a acontecer no Estado. Até o mês de agosto, serão disputadas 14 modalidades com a participação de aproximadamente 3.500 alunos-atletas.
Kerlon Noronha é aluno-atleta na categoria Infantil -66kg pela Escola Estadual Major Alcides. Em busca de grandes oportunidades, sempre com o apoio do pai, Willer Noronha, há seis anos pratica o esporte para melhorar o seu comportamento dentro e fora de sala de aula, rendendo bons frutos reconhecidos nacionalmente. Hoje, além de ganhar medalha de ouro nos Jogos, Kerlon é um dos 20 melhores atletas do judô do país na sua categoria.
“O judô melhorou muito a minha vida, tanto na parte da saúde quanto no respeito ao próximo, porque eu vivia brigando na escola, todo o dia eu estava na sala da Gestão. Daí meu pai resolveu me colocar no judô, sabendo que é um esporte que forma o caráter, e passei a tomar gosto, inclusive para treinar para competições”, conta o aluno-atleta.
Para ajudar o filho a focar na disciplina, Willer escolheu o Judô. “Se você não obtiver boas notas não participa dos campeonatos, tem que ser um bom filho em casa, ou seja, não somente pelo esporte, toda a vida da criança está envolvida. O que mais mudou foi o caráter dele, ficou muito mais atencioso, amoroso, educado, obediente e eu me sinto orgulhoso”, diz o pai, esbanjando alegria.
Thayllani Souza da Silva lutou na categoria Infantil Médio – 63kg, e, em uma disputa melhor de três, recebeu a medalha de ouro. “Só tinham duas pessoas na minha categoria, por isso é melhor de três lutas. Satisfação de dever cumprido representando a minha escola e o meu judô”, disse.
Gestores destacam a relevância do esporte na vida dos estudantes
De acordo com Flávia Coelho, gestora da GEC (Escola Estadual Euclides da Cunha), o incentivo dos pais e da Escola são essenciais para gerar vencedores em qualquer modalidade. “A vitória não é só do aluno. É também da sua família e da escola. Muito nos orgulha, após uma pandemia temos sucesso. O aluno está inserido dentro de um tripé: o modo educacional, atividade física e apoio da comunidade escolar”, comemora a gestora.
Para o coordenador de Judô no JER’S e presidente da FEJURR, professor Paulo Ferreira, a competição desse sábado teve pontos positivos. “Os atletas se esmeraram em fazer o seu melhor, mas um tem que sair o campeão. Alguns perderam por algumas bobeiras, mas é apenas uma competição. Esses atletas estão estudando judô para a vida, então eu espero que aqueles que representarão Roraima estejam preparados para fazer bonito no Rio de Janeiro e Aracaju”, salientou o professor sobre as competições nacionais que acontecem em outubro e novembro nas duas cidades.
A competição de Judô ocorreu mediante parceria entre a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e FEJURR (Federação de Judô de Roraima), com apoio da FEDERR (Federação de Desporto Escolar de Roraima), com combates de três minutos para o Mirim e quatro minutos para o Infantil, em uma área de tatame de dimensões oficiais. Cinco árbitros atuaram, sendo um internacional, um nacional e três estaduais.
O resultado ficou assim:
Categoria Mirim – 1ª Lugar Escola Estadual Euclides da Cunha (Boa Vista), 2º Lugar Escola Estadual Pedro Elias (Boa Vista) e no 3º Lugar, empatados, o Colégio Levina Alves da Silva (Boa Vista) e Escola Estadual Francisco Pereira Lima (Mucajaí).
Categoria Infantil – 1º Lugar Instituto Federal de Roraima (Boa Vista), 2º Lugar Escola Estadual Monteiro Lobato (Boa Vista) e em 3º Lugar Escola Estadual Major Alcides.
Quadro Geral – 1º Lugar Escola Estadual Euclides da Cunha, 2º Lugar Instituto Federal de Roraima e Escola Estadual Monteiro Lobato, não havendo o terceiro lugar pelo critério de desempate.
Os JER’S
Este ano, os JER’S serão realizados em seis fases. A abertura oficial, juntamente com a fase final da competição, ocorre entre os dias 3 e 10 de agosto.
Mas antes disso, outras cinco fases acontecem no interior do Estado e na Capital.
A Regional I ocorrerá em Normandia, no período de 1 a 4 de julho, e envolverá os municípios de Bonfim e Cantá.
A Regional II ocorrerá em Rorainópolis, entre os dias 7 e 10 de julho, para os municípios de Caroebe, São João Baliza e São Luiz.
A Regional III será realizada em Caracaraí, de 13 a 16 de julho, para atender os estudantes dos municípios de Mucajaí e Iracema.
A Regional IV será em Amajari, de 20 a 23 de julho, e contemplará os municípios de Pacaraima, Alto Alegre e Uiramutã.
Já a etapa capital será realizada em Boa Vista, de 27 a 30 de julho, atendendo alunos-atletas de escolas da cidade de Boa Vista e da zona rural.
Os alunos-atletas vão disputar o lugar mais alto do pódio em dez modalidades individuais (atletismo, ciclismo, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez e ginástica rítmica) e em quatro coletivas (basquete, futsal, handebol e vôlei), nas categorias 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, nos naipes masculino e feminino.
No xadrez, somente haverá disputa na categoria 15 a 17 anos e a ginástica rítmica, na categoria 13 a 15 anos, somente no feminino. Já a modalidade de futebol de campo, será disputada em um outro evento escolar que será organizado pelo IDRR (Instituto de Desporto de Roraima) no segundo semestre deste ano.
A última edição dos Jogos Escolares de Roraima, realizada em 2019, reuniu 3.304 alunos-atletas de 127 escolas da capital e do interior.
Laise Menezes