O Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), promoveu nesta quarta-feira, 22 uma palestra sobre violência doméstica e familiar a estudantes da Escola Estadual Lobo D’Almada, no Centro de Boa Vista.
De acordo com a procuradora especial da Mulher, deputada Betânia Almeida (PV), a ação propõe debater o assunto com os alunos de maneira educativa e será levada para outras escolas da capital e do interior do Estado.
“Trabalhamos a conscientização com esses jovens, adolescentes e crianças para que, por meio da educação, possamos abordar esse assunto tão sério. Nos envergonha trabalhar tanto e não ver esse índice diminuindo, pois Roraima continua como um dos estados em que mais se comete feminicídio. Acredito que a educação muda vidas. É uma responsabilidade nossa livrar essas meninas da violência doméstica”, disse a deputada.
Segundo a psicóloga do Chame, Marcilene Melo, é de extrema importância fazer um trabalho de prevenção com os jovens, para que, desde cedo, possam entender o ciclo da violência doméstica e saibam como rompê-lo.
“Todas as mulheres infelizmente estão à mercê da violência. Nós precisamos divulgar esse assunto porque os adolescentes se relacionam cedo. Se até para um adulto é difícil reconhecer que está dentro do ciclo de violência, é ainda mais para um adolescente que tem poucas vivências. É de extrema importância trazer esse tema para as escolas para que seja feito um trabalho de prevenção e para que os jovens saibam que podem procurar ajuda e denunciar”, explicou a psicóloga.
A estudante da 2ª série Ana Karolina, de 16 anos, foi uma das adolescentes que acompanhou a palestra. Para ela, a informação possibilita que os jovens conheçam maneiras de buscar ajuda quando necessário.
“Hoje eu aprendi a importância do Chame. É fundamental essa divulgação nas escolas porque muitos não sabiam da existência do ZapChame. Com a divulgação, eu e outras pessoas sabemos como procurar ajuda”, disse Ana.
Chame
O Centro Humanitário de Apoio à Mulher faz parte da Procuradoria Especial da Mulher e funciona na avenida Santos Dumont, nº 1470, bairro Aparecida, em Boa Vista, e em Rorainópolis, na BR-174, próximo à rodoviária.
As unidades atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem intervalo para o almoço. A população também pode buscar apoio e orientação pelo ZapChame, no número (95) 98402-0502, 24h por dia, todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados.
Juliana Dama