Imagine você ser um imigrante, querer uma vida diferente, estudar novamente e ter uma pandemia de corona vírus para atrapalhar seus planos. Foi o que aconteceu com alguns alunos venezuelanos e indígenas da modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) do CEM (Colégio Estadual Militarizado) Luiz Ribeiro de Lima, localizado no bairro Equatorial, que com ajuda dos professores finalizam neste sábado, dia 2, mais um ano letivo no abrigo Rondon 3, no bairro 13 de setembro, no turno vespertino.
“Nós tínhamos a necessidade de completar mais alunos nessa turma devido à pandemia e a reforma do colégio, contemplada durante esse período. As pessoas tinham interesse para prosseguir com os estudos, porém sentiam muitas dificuldades por ser de maneira remota, através do whatsapp e a plataforma ClassRoom e quase desistiram de finalizar seu objetivo. A equipe pedagógica foi no então abrigo do bairro Pintolândia fazer uma busca ativa. Conseguimos completar a turma com 22 alunos iniciando no dia 23 de fevereiro”, disse a professora Ana Alves de Sousa.
Por meio de uma parceria entre a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e a ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) decidiram que fariam aulões de “tira-dúvidas” presenciais aos sábados juntamente com as aulas remotas que acontecem todos os dias, no abrigo Rondon 3.
A professora, que também é coordenadora dos aulões, disse que depois do início das aulas remotas, detectou que os alunos estavam com muitas dificuldades de fazer as atividades pela internet.
“Foi então que surgiu a ideia de irmos até o abrigo, montando um cronograma de aulas, onde os professores revezam”, contou a professora, informando que os alunos recebem o material impresso, realizam as atividades durante a semana e no sábado os professores são o suporte necessário.
Com o benefício da interiorização, o número de alunos diminuiu para 12, porém sem evasão escolar. O ano letivo da EJA tem a duração de um semestre. Neste sábado acontece a última aula no abrigo com o aulão presencial.
“Terminando no dia 2, os alunos encerram o semestre concluindo a 1º série do ensino médio. No próximo semestre darão início a 2ª série. Nesta última aula, faremos um lanche compartilhado com dinâmicas com a presença de todos os professores”, concluiu a professora.
Layse Menezes