O município do Cantá recebeu nos dias 29 e 30 de junho o Mutirão da DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. O evento foi promovido pelo Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), do Governo de Roraima.
A ação ocorreu na quadra da escola da Escola Barbosa de Alencar, na Vila São José, e foram atendidos cerca de 80 produtores rurais e emitidas 32 DAP.
Além da emissão, foi realizada também a orientação técnica, sobre como obter o Crédito Rural, e também foram feitas visitas de assistência técnica em uma propriedade da região.
Segundo o presidente do Iater, Marlon Buss, o Mutirão da DAP foi preparado para atender as demandas dos produtores da agricultura familiar da região. “Nossa equipe do Instituto [Iater] esteve presente, junto com a parceria da Prefeitura do Cantá e da Secretaria Municipal de Agricultura. Estamos prontos para atender a região, auxiliando o homem do campo, com a emissão deste importante documento, além da assistência técnica de qualidade”, frisou.
Sobre a DAP
A DAP é a documentação necessária que dá condições para o produtor rural participar de várias políticas públicas de incentivo à produção e geração de renda, liberação de crédito agrícola, além da participação em programas como PAA (Programa de Aquisição de Alimentos).
Cacau Bastos