Boa Vista 132 Anos: “Cada vez que eu volto, a cidade está melhor”, afirma turista manauara

No próximo dia 09 a capital de Roraima completa 132 anos e quando o assunto é turismo, Boa Vista tem dado o exemplo de desenvolvimento, bem-estar e qualidade de vida. – Fotos: Arquivo Semuc

Boa Vista faz aniversário neste sábado, 09, completando 132 anos de emancipação e o que não faltam são motivos para celebrar, principalmente quando o assunto é turismo. A capital é a única localizada acima da linha do equador, no Extremo Norte do País, tendo grande representatividade multicultural.

Para se ter uma ideia, Boa Vista está entre os 25 destinos considerados tendência em 2022, conforme pesquisa do Ministério do Turismo (Mtur). A professora Milena Araújo mora em Manaus (AM) e esteve na capital recentemente para participar de um congresso técnico.

Ela aproveitou uma brecha para dar uma voltinha no Parque do Rio Branco, junto a amigos e familiares. “Adoro Boa Vista e cada vez que eu volto, a cidade está melhor. A gente vê que existe realmente essa preocupação com o bem-estar e qualidade de vida da população. É um lugar acolhedor, que tenho muita vontade de morar. Falta só meu marido aceitar”, sorriu.

Ladson Vasconcelos é paraense, mas vive em Manaus. Junto a amigos e familiares ele visitou a cidade pela primeira vez e se disse surpreendido positivamente. “O que mais me chamou atenção foi a limpeza, organização da cidade e as praças bem cuidadas. Quero voltar com mais tempo para subir o Mirante e aproveitar mais Boa Vista”, disse.

Parque do Rio Branco

E não é difícil entender o motivo de Boa Vista estar entre os destinos tendência. O mês de dezembro de 2020 representou um verdadeiro marco para a história de todo o Estado, com a inauguração da maior obra turística de Roraima, o Parque do Rio Branco, considerado hoje um dos principais cartões-postais da cidade.

O local conta com amplo espaço de lazer, quadras esportivas, área de convivência, bicicletário, espelho d’água, fontes, além de uma praia urbanizada às margens do Rio Branco. Um das principais atrações é o Mirante Edileusa Lóz, de 100 metros de altura, o ponto mais alto da capital.

O Mirante

Lá em cima, o visitante tem uma vista panorâmica da cidade e do Rio Branco e ainda uma passarela com piso de vidro. A parte superior tem 250m² e capacidade para receber 250 pessoas simultaneamente. As visitas são agendadas pela internet, de forma gratuita e acontecem de quarta à domingo, das 8h30 às 21h.

Selvinha Amazônica

O Parque abriga, ainda, a maior Selvinha Amazônica de Boa Vista. São mais de 160 elementos artísticos, entre esculturas de animais típicos da Amazônia e atrativos para as crianças. A Selvinha possui oito cenários e conta com área seca e molhada. O colorido garante um cenário lúdico e encantador.

Orla Taumanan

Quem visita o Parque também pode utilizar uma passarela de interligação com a Orla Taumanan, um espaço fantástico, com uma grande quantidade de bares, restaurantes, lanchonetes e muito mais, garantindo bons momentos de lazer, happy hour e uma maravilhosa vista para o Rio Branco e um pôr do sol no fim das tardes. “Taumanan”, em macuxi, significa “paz”.

Praças

A capital possui quase 70 praças, sendo que 30 delas foram construídas ou reformadas nos últimos anos. São locais propícios para passeios, prática de esportes, exercícios físicos, diversão ou simplesmente para apreciar a natureza.

Muitas delas contam com brinquedos modernos, com foco na primeira infância, a exemplo da Selvinha Amazônica (exemplares gigantes da fauna da região), que promove a interação e socialização entre as crianças e envolve os pais nas brincadeiras com os filhos.

Entre os destaques, estão: Complexo Poliesportivo Ayrton Senna, sendo um dos maios da Região Norte. Por lá, se encontram quadras para esportes diversos, pista de bicicross e de skate, Selvinha Amazônica, sem falar dos quiosques, lanchonetes, sorveterias, bares e muito mais.

O complexo abriga, ainda, a Praça das Águas e o Portal do Milênio, Praça do Picote, Velia Coutinho, Fábio Paracat e a Praça da Pirâmide. Ou seja: diversão, lazer e entretenimento é o que não falta!

Marcus Miranda

 

Veja também

Topo