Às vezes, na correria do dia a dia, deixamos a segurança de lado para dirigir no automático. Porém, isso pode levar a diversos acidentes no trânsito, o que gera muita dor de cabeça.
Como ter um trânsito mais saudável?
E para que você tenha uma performance melhor no trânsito e garanta segurança para você e para os outros, veja algumas formas de fazer isso:
Preste atenção
Por mais que seja algo muito óbvio dizer que se deve prestar atenção, muitas pessoas acabam dirigindo no automático.
Isso significa que se algo diferente vier a acontecer, como um carro na contramão por onde não deveria estar vindo, você não notará.
Ou então o que acontece frequentemente é que pessoas acabam se machucando em cruzamentos por não estarem prestando atenção no caminho.
O mesmo vale para o uso de celular no trânsito, algo que é estritamente proibido.
Não dirija com sono
Dirigir com sono também é outra coisa que não pode e não deve ser feita, isso porque em um momento que estamos tirando um “cochilo” o carro acaba saindo da estrada e ocorrendo um acidente ou então colidindo com outros carros.
Pegar o carro cansado é sempre uma péssima ideia, afinal, tem outras vidas em jogo além da sua.
Não responda a provocações
Sabemos que durante o trânsito, muitas pessoas acabam se estressando, principalmente quando o erro é de outra pessoa.
Então, quando alguém acabar te xingando apenas respire fundo e continue o seu caminho. Se estressar ainda mais pode fazer com que você se distraia e perca a cabeça.
Mas pior que responder a uma provocação é começar ela, portanto, tente manter a cabeça no lugar durante o seu percurso na rua, não comece brigas que podem tomar vidas.
Tenha um seguro
Caso não consiga contornar nenhuma situação e sofra um acidente, você pode contratar uma das melhores seguradoras de carro para auxiliar a lidar com a sua situação.
Ele vai ajudar em muito mais do que proteger o seu carro, protegendo também a sua vida e de outra pessoa que estiver envolvida no acidente de trânsito.
A responsabilidade civil presente na cobertura é o que vai te auxiliar em lidar com questões jurídicas e reparos nos carros de outros envolvidos no acidente.
Obedeça as placas
Outra coisa que parece muito simples de se seguir, mas muitas pessoas acabam por não fazer: seguir placas.
Ao tirar a sua carta de motorista, você vai conhecer as placas e regras de trânsito, mas isso não é de enfeite!
Elas devem ser seguidas e obedecidas para que se possa ter mais segurança, tanto as placas que indicam o que deve ser feito, quanto as de velocidade.
Dê passagem na faixa de pedestre
Isso é ensinado na autoescola, porém poucas pessoas acabam fazendo.
A faixa de pedestre deve ser seguida e dada a passagem para o pedestre que estiver ali.
E tenha paciência, nada de buzinar para que eles vão mais rápido, principalmente quando se trata de deficientes, de qualquer tipo.
Evite dirigir em tempestades
Por mais que algumas vezes seja necessário dirigir na chuva, as tempestades devem ser evitadas. Isso porque fica extremamente difícil de enxergar e a atenção deve ser redobrada.
Além disso, o carro pode acabar deslizando na pista, o que é um perigo enorme já que pode levar a uma colisão.
Tenha paciência
Mais importante ainda é ter paciência no trânsito. Exercite a sua tranquilidade e evite dirigir em situações de grande estresse ou desequilíbrio emocional.
São inúmeros os fatores que podem deixar o seu passeio mais tranquilo e seguro, para você, os ciclistas e as outras pessoas envolvidas.
O seguro é uma forma de garantir que você pode ter ainda mais proteção e certeza de que mesmo que algo fora do seu alcance ocorra, você terá uma indenização seja por reparos ou então por assistência jurídica.
Mesmo que o trânsito não se torne 100% mais seguro, você estará fazendo a sua parte e evitando que se envolva em acidentes. Garantindo mais segurança para você e as pessoas que estão em sua companhia.
Não é difícil garantir um trânsito mais seguro, mas são detalhes pequenos que se devem atentar para que se tenha um trânsito mais saudável.
Jeniffer Elaina