O inverno em Boa Vista é entre o mês de abril e setembro. É nesse período chuvoso, que a prefeitura intensifica as ações de limpeza em canais e igarapés com as equipes da Patrulha da Chuva. O trabalho é diário em diversos pontos da cidade. Mas para manter a cidade sempre limpa e organizada, o apoio dos munícipes é essencial para evitar alagamentos e demais transtornos aos moradores.
Nessa quarta-feira, 13, uma equipe da Patrulha esteve no Igarapé Caxangá, no Parque do Rio Branco, fazendo a limpeza do local. Em pouco mais de duas horas, foram mais de 10 sacos de lixo e entulhos retirados do canal, que também passa pelos bairros São Vicente e Mecejana.
Quem mora nas proximidades, como o casal Jaime Henrique e Marbelisa Quintana, sofre com a atitude de moradores que insistem em jogar lixo com frequência no local. “Sempre vemos as equipes limpando o igarapé e o canal de escoamento da água. Mas para evitar que esses pontos alaguem, é preciso a colaboração de todos, principalmente em não jogar lixo nesses locais”, falou Jaime.
Quem morou no Calungá durante 10 anos e também conhece a região antes e depois do Parque do Rio Branco é a dona Joana Rodrigues. “Antes esse espaço era um lixo só, todo mundo lembra. Agora, com essa maravilha de visual, é preciso que todos se conscientizem e cuidem da nossa cidade e desse lindo ponto turístico”, questionou.
O fiscal de campo de limpeza, Renderson Cássio, também pede colaboração da população boa-vistense. “Nossas equipes de limpeza fazem esse trabalho que é essencial para todos. Mas pedimos a colaboração das pessoas, para não jogar lixo nas ruas ou nos rios e igarapés da nossa cidade”, pontuou o fiscal.
Ana Gabriela Gomes