Pesquisa: Faperr realiza primeiro encontro de alinhamento com a Seplan

Encontro discutiu as potencialidades da Fundação e os objetivos do programa Roraima 2030. – Fotos: Ascom/Faperr

Traçar objetivos e metas para 2023 foi o foco da primeira reunião realizada nesta quinta-feira, 14, pela diretoria da Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima).

O encontro com representantes da Seplan (Secretaria de Planejamento do Estado de Roraima), discutiu as potencialidades da Fundação e os objetivos do programa Roraima 2030.

As discussões fazem parte do Plano Estratégico de Desenvolvimento. Foram debatidos as metas, os fins e os principais cenários em que a Fundação poderá atuar junto ao programa governamental.

A receita da Fundação será formada de recursos próprios, garantidos pela legislação para 2023, correspondente a 0,2% da Receita Corrente Líquida do Estado de Roraima, mais recursos extras orçamentários provenientes de programas de outras instituições públicas (FINEP, CNPQ, CAPES, SUFRAMA, dentre outras), além de entidades da iniciativa privada. Esse será o primeiro passo no processo de incentivo à pesquisa científica aplicada e básica, fundamentais ao desenvolvimento do estado.

Para o diretor presidente da FAPERR, Pedro Cerino, o diálogo contribui para os avanços da pesquisa em Roraima. “Foi um momento importante, onde iniciamos as conversas que nos ajudarão a desenvolver as ações finalísticas da Fundação junto ao programa Roraima 2030. A criação da FAPERR é um ganho não só para a pesquisa em Roraima, mas também para a Região Norte”, destacou o presidente.

Fomentando a pesquisa

Criada por meio da Lei nº. 1641, de 25 de janeiro de 2022, a FAPERR atende uma demanda antiga de diferentes segmentos de pesquisa em Roraima. A principal atribuição da fundação será o amparo à pesquisa científica básica e aplicada, inovação e ao desenvolvimento tecnológico, com o objetivo de fomentar o conhecimento científico voltado ao desenvolvimento do Estado.

Gabriela Garcia

 

Veja também

Topo