Boa Vista é premiada em prática na saúde da mulher em evento nacional

Capital de Roraima conquistou o 1º lugar em duas premiações. – Foto: Semuc/PMBV

Com a experiência “Ampliação dos Métodos Contraceptivos na Atenção Primária à Saúde de Boa Vista”, a prefeitura da capital foi vencedora no XXXVI Congresso CONASEMS em Campo Grande (MS). Conquistou o 10 lugar, na temática “Saúde Reprodutiva”, pelo CONASEMS e também o 10 lugar no Prêmio “Saúde Reprodutiva para Todos: Acelerando o compromisso”.

O congresso foi promovido pelo Fundo das Populações das Nações Unidas – UNFPA Brasil. O prefeito Arthur Henrique parabenizou o esforço e trabalho de todos os envolvidos no projeto, que fazem a saúde acontecer na ponta. “Ficamos felizes e agradecidos pelo reconhecimento de uma das diversas práticas e experiências desenvolvidas e que tem resultados positivos em beneficio da população”, disse.

O evento de apresentação das experiências e premiação ocorreu em Campo Grande – MS, no período de 12 a 15 deste mês. A experiência em Boa Vista é de autoria da coordenadora de saúde da mulher, Gabrielle Rodrigues e coautoria da superintendente de Atenção Básica, Cinthia Brasil.

“Esse prêmio representa toda a dedicação e trabalho desenvolvido pelos profissionais comprometidos com a saúde de Boa Vista. É mérito das equipes e principalmente dos enfermeiros que fazem esse trabalho acontecer. É uma emoção e uma gratidão muito grande”, destacou Cinthia.

A coordenadora da elaboração da experiência, Gabrielle Rodrigues, ressaltou o comprometimento da gestão e parceria dos profissionais. “Com compromisso, planejamento e trabalho em equipe, conseguimos avançar na saúde sexual reprodutiva do nosso município e ser reconhecido nacionalmente pelo empenho de todos da gestão e profissionais envolvidos”, declarou.

Experiência

A ampliação do método contraceptivo Dispositivo Intrauterino (DIU), foi inovadora e facilitou o acesso das mulheres, em planejamento reprodutivo, para a inserção do DIU na rede municipal de saúde. A experiência contribuiu para o modelo de trabalho colaborativo, com a articulação de diferentes entes para estruturação da ação, tornando a ampliação inovadora. Vale destacar o desafio de efetivar o projeto durante a pandemia.

A ampliação iniciou em 2020, onde foi feita a capacitação de profissionais na consulta com ênfase no Planejamento Reprodutivo e na inserção do DIU. Isso por meio de uma cooperação técnica firmada entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), Fundo de População das Nações unidas (UNFPA) e o Conselho Regional de Enfermagem de Roraima (COREN/RR), com apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), e intermédio da Comissão Nacional de Saúde das Mulheres.

Jamile Carvalho

 

Veja também

Topo